No Dia dos Namorados, deixa as flores na terra e planta uma árvore

Oferecer uma árvore é a sugestão da Tree-Nation, uma plataforma global de reflorestação. “Uma flor tem a duração de um par de semanas, já uma árvore pode durar tanto como uma relação. Ou talvez mais...”


O dia de São Valentim, celebrado a 14 de Fevereiro, é o pico de venda de flores a seguir ao Natal. Mas “demonstrar amor não tem de ser incompatível com cuidar do meio ambiente”, alerta a plataforma global de reflorestação Tree-Nation, referindo que “alternativas mais duradouras e ecológicas como a plantação de árvores são uma demonstração de amor simbólica, também pelo planeta”.
Apesar de a indústria global de produção de flores valer cerca de 64.5 mil milhões de euros, diz o estudo do projecto, e empregar milhares de pessoas nos países em desenvolvimento, há também “um custo significativo para o meio ambiente causado pela floricultura”. Segundo a plataforma, a maioria das flores compradas em floristas locais e supermercados são importadas de outros países, o que “representa grandes quantidades de dióxido de carbono emitidas na produção e no transporte”. “O impacto ambiental da indústria das flores está directamente relacionado com métodos de crescimento e de transporte pois cada flor de corte pode emitir até três quilogramas de dióxido de carbono (CO2), enquanto cada árvore pode limpar até 250 quilogramas de CO2 durante toda a sua vida útil”, cita a Lusa, que teve acesso ao estudo. "Além disso, uma flor tem a duração de um par de semanas, já uma árvore pode durar tanto como uma relação. Ou talvez mais...”, adverte.
Os maiores produtores de flores de corte são os Países Baixos, o Quénia, a Colômbia e Israel, que produzem rosas, orquídeas e cravos — as tradicionais flores associadas ao dia de São Valentim. “As rosas vendidas em Inglaterra e produzidas nos Países Baixos emitem seis vezes mais CO2 do que as oriundas do Quénia, devido ao custo das emissões de carbono das estufas”, e “cada flor cortada pode emitir até três quilogramas de CO2”, explica.

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