Bispo destacou importância da catequese da infância com «forte ligação aos pais»

O bispo de Viana do Castelo afirmou que o adolescente já não quer ser confundido com uma criança e explicou a importância da catequese ter uma “forte ligação aos pais” das crianças, na assembleia diocesana deste setor em Valença.

“Dar catequese sem forte ligação aos pais, é esquecer uma dimensão fundamental da criança, que faz o que os pais fizerem, que quer ser como eles e pensar como eles. A melhor imagem de Deus para uma criança é compará-Lo com a mãe ou o pai”, afirmou D. Anacleto Oliveira.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Comunicação Social informa que a Assembleia de Catequese de Viana do Castelo teve como tema ‘Novos desafios para a catequese’.
O Secretariado Diocesano da Catequese adianta que D. Anacleto Oliveiro falou sobre o tema do encontro, tendo em conta os pilares da catequese na sua Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Acolhe’, e destacou três pontos: uma catequese querigmática; catequese comunitária e que seja adaptada às características dos destinatários.
O bispo de Viana do Castelo explicou também que o adolescente já não quer ser confundido com uma criança, e caracteriza-se por sonhos, relações, propósitos, experiências, escolhas, como se lê na Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo vive’ (nº 137).
Do programa da assembleia destaca-se também a projeção de um documentário que apresentou diversos testemunhos sobre experiências de Catequese Familiar e de novos caminhos para a Catequese com Adolescentes, como o Projeto ‘Say Yes’, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2022, em Lisboa.
Secretariado Diocesano da Catequese de Viana do Castelo informa que o santo português D. Frei Bartolomeu dos Mártires foi apresentado como patrono deste setor às 350 pessoas que participaram neste encontro, em Valença.
CB

Viana do Castelo, 025 out 2019 (Ecclesia)

Comentários