A partir dos conteúdos que se tratam com crianças do
jardim-de-infância ou dos primeiros ciclos de ensino «é possível criar
um espaço e tempo para o pensar brincando».
Esta é a convicção dos organizadores da pós-graduação em
Filosofia para Crianças, que a Faculdade de Ciências Humanas da
Universidade Católica, em Lisboa, inicia a 20 de janeiro, com termo a
20 de maio.
«Este curso pretende responder às necessidades de todos aqueles
que procuram uma formação especializada e certificada, na área da
filosofia para/com crianças e jovens», como educadores, professores e
todos os agentes envolvidos na educação.
A formação propõe «um olhar diverso sobre aquilo que é a
filosofia para crianças, as suas metodologias e possibilidades de
aplicação em sala de aula», inclusive para além do plano curricular das
escolas, lê-se na página do curso.
«De acordo com a UNESCO, a Filosofia assume uma importância
fundamental no sistema educativo, quer como instrumento para a cidadania
e para a cultura, quer como meio essencial para o desenvolvimento de
competências críticas, reflexivo-argumentativas, e de valores éticos e
políticos», sublinha a Católica.
A relação mútua entre brincar e aprender a pensar proporciona
«às crianças e aos jovens oportunidades e estratégias para que
desenvolvam a sua capacidade de refletir, de analisar, de pensar
criticamente, de questionar e de se posicionar face às múltiplas
realidades e à diversidade do ser com que se confrontam».
O plano curricular abrange «conhecimentos teóricos, de carácter
técnico e metodológico, e também análise de casos práticos e simulações
de oficinas», a par do contacto com textos filosóficos.
Imagem: olly2/Bigstock.com
Publicado em 09.01.2018
Publicado em 09.01.2018
Comentários
Enviar um comentário