A Filosofia ensina-se às crianças desde o jardim-de-infância

A partir dos conteúdos que se tratam com crianças do jardim-de-infância ou dos primeiros ciclos de ensino «é possível criar um espaço e tempo para o pensar brincando».

Esta é a convicção dos organizadores da pós-graduação em Filosofia para Crianças, que a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, em Lisboa, inicia a 20 de janeiro, com termo a 20 de maio.  
«Este curso pretende responder às necessidades de todos aqueles que procuram uma formação especializada e certificada, na área da filosofia para/com crianças e jovens», como educadores, professores e todos os agentes envolvidos na educação.
A formação propõe «um olhar diverso sobre aquilo que é a filosofia para crianças, as suas metodologias e possibilidades de aplicação em sala de aula», inclusive para além do plano curricular das escolas, lê-se na página do curso.
«De acordo com a UNESCO, a Filosofia assume uma importância fundamental no sistema educativo, quer como instrumento para a cidadania e para a cultura, quer como meio essencial para o desenvolvimento de competências críticas, reflexivo-argumentativas, e de valores éticos e políticos», sublinha a Católica.
A relação mútua entre brincar e aprender a pensar proporciona «às crianças e aos jovens oportunidades e estratégias para que desenvolvam a sua capacidade de refletir, de analisar, de pensar criticamente, de questionar e de se posicionar face às múltiplas realidades e à diversidade do ser com que se confrontam».
O plano curricular abrange «conhecimentos teóricos, de carácter técnico e metodológico, e também análise de casos práticos e simulações de oficinas», a par do contacto com textos filosóficos.
Imagem: olly2/Bigstock.com
Publicado em 09.01.2018

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