Para curar
feridas profundas das relações primárias da nossa vida (a fraternidade) é
preciso tempo, é vital. Ninguém consegue reconciliar-se verdadeiramente se não
permitir que a dor-amor entre até à medula da relação doente, seja absorvida e,
lentamente, a cure. São sobretudo necessárias ações que, com a linguagem do
comportamento que desejamos, digam com verdade "recomeçar".
A segunda
parte do ciclo de José é uma esplêndida lição sobre o processo de reconstrução
da fraternidade negada, sobretudo quando há uma vítima inocente que, depois de
longo e doloroso caminho, consegue chegar ao perdão e à reconciliação.
Após os
primeiros sete anos de abundância («de vacas gordas»), houve uma
duríssima carestia, «mas no Egito havia comida» (Génesis 41,54). A
carestia atingiu também Caanã. Jacob-Israel «soube que no Egito se
distribuiam rações de trigo» (42,1), e enviou os filhos à terra do Nilo.
Eles partiram; ficou apenas Benjamim, o mais novo, filho seu e de Raquel. Jacob
quis que ficasse consigo «porque receava que lhe acontecesse alguma desgraça»
(42,4), como a que anos atrás acontecera a José, agora «vizir», que iriam
encontrar no Egito (41,40). Não raramente são as «carestias» que nos fazem
chegar à reconciliação depois de anos de conflito. Jovem ainda, José fora
vendido como escravo pelos mesmos irmãos que agora, adulto, nutre com o seu
trigo, salvando-os.
É uma obra
prima a narrativa da Bíblia que tem início com a chegada ao Egito dos irmãos.
José reconhece-os imediatamente, mas «eles não o reconheceram» (42,8).
Não se diz muito das emoções de José naquele encontro; apenas que se dirigiu a
eles «como se não os conhecesse»; «dirigiu-se a eles com maneiras
duras» (42,7); «estava a lembrar-se dos sonhos que tinha tido a respeito
deles» (42,9). Acusou-os de serem espiões, mandou pô-los na prisão. Para os
libertar, exigiu que voltassem a casa e trouxessem com eles o «irmão mais
novo» (42,15), Benjamim. Como garantia de que regressariam, reteve um deles
(Simeão) que mandou prender (42,24).
Os nove
irmãos voltaram a Caanã e José encena uma primeira prova para verificar a
efetiva transformação do coração dos irmãos. Sem que eles soubessem, mandou pôr
dentro dos sacos de trigo o dinheiro com que tinham pago (42,25). Quando
abrirem os sacos – pensava – ficarão com o dinheiro e não voltarão para
libertar Simeão (vendê-lo-ão por dinheiro, como fizeram com ele) ou, pelo
contrário, virão resgatá-lo? «Qual terá sido o verdadeiro motivo por que me
venderam aos comerciantes?», ter-se-á perguntado José durante os anos que
passou no Egito. «Terá sido apenas pelas vinte moedas de prata? E agora, irão
fazer o mesmo com outro dos irmãos? Ou estarão diferentes?»
Com
frequência, nos conflitos importantes entre “irmãos”, mais tarde ou mais cedo a
questão aparece: foi por dinheiro? Por causa da herança? Para ficar com a casa?
Foi mesmo por assim tão pouco que nos ferimos, que quebramos os laços de
fraternidade, que fizemos “morrer” os pais? Este sofrimento todo por míseros
vinte dinheiros?
Os irmãos
encontram o dinheiro nos sacos (42,28), mas não quiseram ficar com ele: com
dificuldade convenceram o pai Jacob (43,6-12), e regressaram ao Egito levando
com eles Benjamim, o dinheiro encontrado nos sacos para o devolver e muitos
presentes. José assume uma atitude diferente: convida-os para almoçar (43,41);
à vista de Benjamim «ficou tão profundamente emocionado com o seu irmão que
sentiu necessidade de chorar. Por isso retirou-se rapidamente para o seu quarto
e pôs-se a chorar» (43,30).
José não se
tinha ainda revelado como irmão; o processo de recomposição da fraternidade não
se tinha ainda completado. Surge então novo golpe de cena: José dá ordem ao
mordomo para esconder uma taça sagrada na cesta de Benjamim (44,2). Os onze
irmãos partem de regresso a casa, mas o mordomo alcança-os e acusa-os do roubo
da taça. Eles negam; certos da sua inocência afirmam: «Se algum de
nós tiver essa taça seja condenado à morte» (44,9). Mas quando a taça
foi encontrada no saco de Benjamim, «rasgaram as vestes». Abatidos,
regressam à casa de José; aí se desenrola a segunda prova de arrependimento e
conversão que vai ao coração da relação de fraternidade.
Judá – o que
tivera a ideia de vender José – diz ao irmão: «Peço-lhe que me deixe ficar a
mim como seu escravo, para que este rapaz possa voltar a casa com os seus
irmãos» (44,33). Os irmãos tinham já dado prova de não quererem trocar
Simeão por dinheiro; agora Judá mostra o seu coração novo, oferecendo-se no
lugar de Benjamim.
De facto,
após certas feridas, para começar de novo não bastam as palavras; mesmo na
cultura bíblica fundada sobre e pela Palavra. José teria podido interrogar os
irmãos para verificar se estavam arrependidos. Mas quis verificar, sem que eles
soubessem, as suas ações. Depois de uma traição conjugal, de uma grande burla
da parte de um irmão ou sócio, por exemplo, não basta dizer «perdoa-me»,
«desculpa lá». É necessário, mas não é suficiente: são precisos factos,
comportamentos, expiações, penitências.
Não se trata
de vingança nem de pagar na mesma moeda, pelo contrário: é por amor. Se
intencionalmente atraiçoaste o pacto matrimonial, se verdadeiramente queres
reinvestir na família e começar de novo, não bastam palavras; nem uma prenda ou
um jantar. É preciso que demonstres com atos «caros» e inequívocos a tua
vontade de recomeçar, que queres mesmo acreditar de novo na relação entre nós,
que desejas sarar a ferida que provocaste. O perdão bíblico é o "per-dão" que
faz nascer de novo; não é "esquecer" o passado, mas sim
recordação dolorosa para reconstruir um novo futuro. É perdão que tende para a
reconciliação.
Cada
família, fraternidade, ou comunidade sabe que ações concretas são necessárias;
mas sem estes atos a reconciliação não se dá, ou é demasiado frágil. Os
relacionamentos são coisas "incarnadas"; não são meros
sentimentos ou boas intenções. Os nossos relacionamentos são "terceiros"
que estão diante de nós, vivos connosco e como nós. Tal como os filhos, são da
nossa “carne”. E quando um relacionamento é negado ou traído, é ferida a
sua carne; é esta carne que, com tempo e ações, precisa de ser sarada. É esta
uma grande lição do humanismo bíblico que nos revela a lógica do sacramento da
reconciliação (não se entende nenhum “sacramento” sem uma ideia “incarnada”
dos relacionamentos e da vida). Foi por essa lógica que um relacionamento (o
Espírito) se pôde chamar Pessoa.
José
sugere-nos, além disso, que muitas reconciliações após graves traições não
duraram muito porque lhes faltou o tempo necessário para o percurso de
reconciliação; estes processos são muito penosos para todos (José chora
repetidas vezes ao longo destes capítulos). Requer-se a virtude da fortaleza,
sobretudo a quem deve aceitar o arrependimento e perdoar; a tentação maior será
a de parar cedo demais (por piedade, talvez), não permitindo então que o tempo
cure o relacionamento, indo até ao fundo da ferida. Quando se sabe resistir,
purificam-se os sentimentos de todos (também os de José). O perdão dos
inocentes conta-se entre as poucas ações que comovem o Céu. Só na história
podemos viver e para todos os eventos marcantes da vida o tempo é essencial:
regressar a Caanã, nove meses no seio da mãe, três dias no sepulcro.
Por fim,
neste fresco de reconciliação o dinheiro ocupa um lugar especial. O dinheiro
metido nos sacos e mais tarde restituído não é apenas prova de arrependimento e
conversão. Na verdade, José volta a pôr o dinheiro nos sacos na segunda viagem,
também (44,1), depois de os irmãos ultrapassarem a primeira prova “económica”.
Quer isso então dizer que na restituição do dinheiro pode esconder-se um
tesouro. Quando os namorados se deixam (assim era antigamente) restituem os
presentes porque quando não existe amor os objetos deixam de ser “bens” e
passam a ser “males”.
A história
de José mostra-nos que quando se nega a fraternidade se deve restituir também o
dinheiro dos contratos. O preço que se paga a advogados em litígios por
heranças ou conflitos em empresas familiares não produz qualquer bem. O
dinheiro é sempre uma má moeda para sanar relacionamentos; é péssima, então,
quando está em jogo a fraternidade. Sem um novo pacto de reconciliação, a nossa
fome de trigo nas carestias de fraternidade não pode ser saciada por nenhum
contrato: «Voltarão a habitar debaixo da minha proteção: reviverão como o
trigo, florescerão como a videira, serão famosos como o vinho do Líbano»
(Oseias, 14,8).
Luigino
Bruni
In
"Avvenire"
Trad.: P.
António Bacelar
Publicado em
06.11.2014
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