Natal 2017: como combater a solidão dos idosos nesta data?

Pequenos gestos ajudam a prevenir esta fragilidade que afeta a terceira idade.

Quando pensamos no natal, pensamos em momentos passados juntos daqueles que mais gostamos. Pensamos em união, família, alegria e confraternização. Mas o natal pode ser uma época do ano muito solitária, principalmente para os idosos. Com o país a envelhecer a bom ritmo, não para de aumentar o número de idosos a viver sozinhos, cerca de 45 mil, segundo a última Operação Censos Sénior. Existem perdas inevitáveis associadas à terceira idade que afetam as vidas dos idosos, contribuindo para o aumento da solidão. Familiares e amigos que partem. A energia e mobilidade geralmente diminuem, resultando em sentimentos de dependência e oportunidades perdidas. A distância dos que mais gostamos.

Retrato da solidão na terceira idade, sentimento que agrava no natal
A solidão é difícil em qualquer época do ano, mas nas épocas festivas pode ser especialmente dura, já que tudo o que vemos ao nosso redor são imagens de pessoas que passam um tempo maravilhoso com seus familiares queridos.
Como o natal é uma das épocas do ano em que o sentimento de solidão dos idosos se agrava, partilhamos algumas dicas para combater a solidão dos idosos, ajudando a manter o brilho do natal vivo mesmo na terceira idade. São pequenos gestos que podem ajudar a contribuir para que os idosos vivam esta quadra natalícia mais felizes e com companhia. Afinal de contas, a maioria da magia do natal é isso: companhia.

Um afeto em forma de presente

Aproveite a época de natal para distribuir carinho em forma de postal de natal. E não é preciso fazer grandes deslocações para tal, nem gastar muito dinheiro, pois, hoje em dia, existem dicas práticas e úteis para fazer um postal de natal.
Por vezes, a azafama diária não nos permite dar atenção a quem gostaríamos de dedicar mais do nosso tempo. Se conhece pessoas idosas, por exemplo, vizinhos, vá à casa deles, toque à campainha e entregue um cartão de natal.
Um simples postal de natal ajuda a combater a solidão nos idosos no natal
Esta é uma excelente oportunidade para criar laços, pois, poderá aproveitar o momento e ficar a conhecer estas pessoas que vivem perto de si. Na maioria das vezes, a solidão nos idosos é algo que os mesmos tentam esconder e preferem não desabafar. Uma visita pode ajudar a quebrar o gelo e quem sabe não será uma ajuda importante para ocasiões futuras.

Envolva-se com uma instituição

Existem várias associações e lares de terceira idade que precisam de ajuda redobrada no natal com o objetivo de proporcionar um melhor natal aos seus idosos. Faça uma pesquisa perto da sua área de residência, identifique-se com um projeto e entre em contacto com eles. Pergunte se eles precisam de algum apoio para as festividades e como se costuma dizer “arregace as mangas” e trabalhe para ajudar a combater a solidão dos idosos no natal. Aproveite a oportunidade e faça novas amizades. Por vezes, é nos sítios menos improváveis que criamos os melhores laços de amizade.

Uma cadeira a mais na mesa? Compartilhe uma refeição

Mais uma ideia para combater a solidão dos idosos no natal. Pensar em natal é pensar em família reunida à mesa, mas nem sempre é assim para muitos idosos que passam o natal sozinhos. Às vezes, esses idosos estão bem perto de nós. Um vizinho, por exemplo.
A companhia aquece os corações no natal
Se, por ventura, conhece alguém que vive perto de si e passa o natal sozinho, convide-o para passar a noite de consoada junto de si e da sua família. Este simples gesto será apreciado e temos a certeza que irá contribuir para que o natal dessa pessoa seja verdadeiramente mais feliz e menos solitário.

Ajude nas tarefas antes do natal

“As pessoas que conheço preferem passar o natal em casa”. Não se preocupe, há outras formas de ajudar. Por exemplo, as compras de natal ou as decorações podem ser tarefas difíceis para alguém que é mais velho e pode ter menos mobilidade. E muitas vezes estas tarefas são realizadas sozinhas, pois, estas pessoas não têm companhia e não querem incomodar terceiros.
Além disso, no natal, estamos sempre à procura de ideias de presentes ou novas receitas para a ceia. Vale a pena lembrar que as pessoas mais velhas, muitas vezes, têm anos de experiência com essas situações. Por que não aproveitar a ida às compras para pedir algum conselho? É sempre bom para os idosos saberem que a sua sabedoria e experiência é valorizada e dicas testadas são sempre bem-vindas.

Cartões de natal

Escrever e enviar cartões de Natal pode ser uma tarefa difícil se as suas mãos estiverem menos estáveis e a visão cada vez menor. Pode ser bom oferecer a sua ajuda para escrever e enviar as cartas dos seus vizinhos idosos. Também seria gratificante para eles se os ajudasse a ler os cartões que recebem. Esta atividade pode ser muito divertida, se quiser. Sugerimos uma sessão criativa. Em vez de comprar os postais, ajudo os idosos a fazer os seus próprios cartões de natal. Isto pode ser uma ótima atividade não só para os seus vizinhos idosos como também para os seus familiares mais velhos, principalmente se estas pessoas sofrem de demência, pois pode combinar esta atividade usando imagens de natal reminiscentes de revistas antigas ou da internet.

Acompanhe um idoso a um evento local

O período de natal oferece muitas sugestões para que as pessoas se juntem e experienciem a alegria desta época. Seja um evento numa igreja local, num centro comunitário, num mercado ou numa festa de natal. Esta seria uma boa oportunidade para ajudar a combater a solidão dos idosos no natal. Faça uma pesquisa sobre as atividades natalícias da sua junta de freguesia e convide um idoso, amigo ou vizinho, para fazer-lhe companhia. E se a experiência for positiva, poderá repetir mais vezes.

Voluntariado no dia de Natal

Este ano, não terá a oportunidade de passar o natal junto da sua família? Aproveite o dia de natal para dedicar-se a um projeto de voluntariado. Há imensas instituições e lares da terceira de idade que recebem voluntários na época natalícia ou, se preferir, procure um projeto cujo o objetivo é deslocar-se à casa pessoas idosas, ajudá-las no que precisam.
O voluntariado ajuda na prevenção da solidão dos idososEstas alturas são consideradas das mais difíceis para a terceira idade, pois, é quando o sentimento de solidão se agrava, fruto da recordação de memórias passadas na companhia dos que mais amavam. Além disso, poderá fazer novas amizades.
São pequenos, mas importantes gestos que podem mudar a vida de muitos idosos portugueses que sofrem por se sentirem sozinhos e isolados. Seja qual for a opção que escolher, saiba que estará a dar o seu contributo para combater a solidão dos idosos no natal de 2017. E quem sabe se não ganha o gosto e faz disso algo para além desta época festiva. Saiba que o altruísmo é capaz de mudar a vida de muitas pessoas e para nós, Stannah, não há nada mais gratificante do que diariamente sabermos que estamos a contribuir para melhorar a vida de muitos idosos portugueses, disponibilizando uma vasta gama de equipamentos pensados para restaurar e promover a qualidade de vida de todos aqueles que, por consequência da idade ou doença, sentem a sua mobilidade afetada.

 

Comentários