Semana dos Seminários 2019 - Mensagem


Mensagem para a Semana dos Seminários 2019

«A beleza de caminharmos juntos em Cristo»


Celebra-se, em todas as dioceses de Portugal, entre os dias 10 e 17 de Novembro, a semana dos seminários.
O seminário é uma comunidade de jovens que orientados pela Equipa formadora e pelos professores se colocam a questão vocacional em direção ao sacerdócio ministerial. É um tempo de amadurecimento e de decisão.
À maneira de Jesus de Nazaré que escolheu doze, os convidou a participar e aprender da Sua vida na intimidade do dia a dia, assim continua a Igreja diocesana a prosseguir com o mandato e o exemplo de Jesus Cristo, chamando e proporcionando uma experiência de vida em Cristo para uma decisão na missão sacerdotal.
Este ano, torna-se especialmente significativa a caminhada sinodal para a qual o Seminário Maior deve estar particularmente atento. Não só para ajudar a descobrir os novos caminhos evangelizadores que esta forma de ser Igreja desperta nas comunidades cristãs, mas sobretudo, em cultivar este modelo sinodal na vida do próprio seminário.
O Concílio Vaticano II, desde há cinquenta anos, convoca a Igreja à renovação segundo o querer de Jesus Cristo e segundo a Luz do Espírito Santo, de modo que se configure como comunidade a viver a comunhão, participativa em todos os seus membros e assente na corresponsabilidade de todos os batizados para a missão.
Esta renovação tem de ser bem visível na vida do Seminário Maior. Através das dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral, devidamente articuladas e desenvolvidas, a renovação conciliar tem de manifestar-se em ordem a oferecer à Igreja diocesana presbíteros devidamente integrados no presbitério diocesano, fazendo a experiência de autêntica comunhão, bem capacitados para promover comunidades cristas a viverem a unidade e a comunhão, desenvolvendo ministérios e carismas de modo que todo o Povo de Deus seja participante e corresponsável pela missão evangelizadora da Igreja.
Esta semana serve para despertar todos os diocesanos para a sua responsabilidade na vida do Seminário Maior. Desde logo, no despertar vocacional, criando uma cultura vocacional onde Jesus de Nazaré tenha possibilidade de dirigir o Seu apelo aos jovens, mas também acarinhando o nosso Seminário Maior, oferecendo o estimulo necessário para que toda a comunidade educativa possa exercer bem a sua missão, mas também pela oração e pelo contributo económico, proporcionar os meios para que não faltem os recursos exigidos para a formação dos futuros sacerdotes.
A par com o Seminário Maior, está o pré-seminário que procura acompanhar os jovens que dão sinais de vocação sacerdotal de modo a que façam, no seio da família e da paróquia, o discernimento para um dia entrarem na comunidade do Seminário Maior. Temos de dar graças a Deus pelo bom fruto deste trabalho em algumas das Ilhas da nossa diocese.
Pede-se que esta semana dos seminários seja valorizada no seio de cada família, através da oração familiar e pela informação acerca do seminário. De igual modo, nos grupos de jovens deve dedicar-se tempo e algumas iniciativas para ajudar a consciencializar sobre o ser e a missão do Seminário Maior. Também nas catequeses, oferecer às crianças, adolescentes e jovens, espaços de reflexão e oração sobre a vocação e o que se entende por um Seminário e a sua importância na vida da Diocese.
E, ainda, que cada paróquia, ajudada pelos materiais que são oferecidos para esta ocasião, ofereça algumas atividades para todos na comunidade cristã para que através da oração, da reflexão e do contributo económico cresçam na colaboração e na sua responsabilidade para com o Seminário Maior e pré-seminário.
Entregamos o nosso Seminário Maior à proteção de Nossa Senhora, Mãe e Rainha dos Açores, a S. José modelo de consagração e de proximidade a Jesus de Nazaré, e ao Beato João Baptista Machado que nos encoraja a caminhar sempre ao encontro de Jesus Cristo e ser dóceis ao Seu chamamento.

Angra, do Heroísmo, 30 de Outubro de 2019

+João Lavrador, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores


Podem consultar todos os materiais em http://sites.ecclesia.pt/ss2019/
 

Comentários