A oração pelos filhos


São muitos os desafios enfrentados pela família em cada etapa do desenvolvimento dos filhos, porque cada filho é diferente e cada etapa pede de nós uma nova maneira de atender às suas necessidades.
Mas quando enfrentamos em Deus tais desafios, sempre crescemos junto com cada filho. Toda criança é um dom único de Deus: tem características particulares que nenhuma outra tem e assim precisa ser vista por nós, como Deus nos vê. Eles não são uma “segunda edição” nossa, mas alguém único, especial. Por outro lado, seria absurdo transmitir-lhe a falsa noção de que é o centro do mundo e de que tudo é feito para ele. Ao contrário, é preciso que desde cedo lhe seja transmitido, na pedagogia própria para sua idade, que Deus é o centro do mundo e ele é um Dom que vem de Deus para o mundo.
Muitas são as crianças, criadas com a mentalidade de que o mundo e até as outras pessoas são simplesmente como objetos para serem consumidos, e às vezes chegam à idade adulta sem sentido de vida. Muitas se tornam depressivas e acabam se perdendo na droga, na prostituição, na marginalidade, ou ainda se tornam adultos egoístas que influenciarão a sociedade numa mentalidade cada vez mais destruidora.
Que nesta visita de Nossa Senhora à nossa família, sejamos ungidos pelo Espírito Santo com o dom da Sabedoria, que vem do alto, e é muito diverso da sabedoria mundana. Que o Espírito Santo, pela intercessão de Nossa Senhora e de seu Filho nos conceda a graça de educar filhos para o amor. Que o amor supere o egocentrismo.
Oramos também por todos os educadores, pelas Escolas e Universidade e professores para que se tornem instrumentos eficazes de uma cultura de vida e não de morte.
Que todo estudo seja submetido à Palavra de Deus que é a maior instrução que podemos dar aos nossos filhos, a fim de ser o ponto de equilíbrio para discernir todas as muitas informações que eles recebem cada vez mais rapidamente nos dias de hoje.
A fim de que a cultura de nossos filhos seja dirigida a favor da vida, vale aqui o ensinamento Bíblico que diz:
“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os Mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Ata-lo-ás á tua mão como sinal, e o levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e portas de tua casa” (Deuteronômio 6,4-9).
Quando a Palavra de Deus é proclamada e vivida pelo menos por um dos pais ou outro responsável direto pela criança, torna-se possível fazê-la passar a cada manhã da pergunta: – “O que a vida tem para me dar hoje?”, para a pergunta: -“O que a Vida me pede hoje?”. Esta será a cura diária de todo egocentrismo que leva à morte.
É a favor da vida de nossos filhos que nós pais precisamos exercitar nossos filhos a fazer, desde cedo e conforme sua capacidade, escolhas, que impliquem em satisfações, mas também em responsabilidades. Assim, estaremos ajudando a povoar o mundo de adultos santos, capazes de optar pela verdadeira vida que só na vontade de Deus se encontra.
Que o Senhor resgate a nossa fé como pais, a fim de que oremos com toda confiança pelo futuro de nossos filhos, para que estes sejam resgatados de onde estiverem hoje para a verdadeira felicidade que só se encontra na vontade de Deus.
Querido, Pai
Dirigimo-nos a vós, nesta intercessão, para que nos seja concedida hoje a graça de, como pais ou responsáveis por crianças, adolescentes e/ou jovens, assumamos nosso verdadeiro lugar de administradores de todos os bens que são de Deus, inclusive o cuidado dos filhos que não são nossos, mas pertencem a ti.
Hoje intercedemos de modo especial, junto com Nossa Senhora, pelas mães e pelos pais que criam seus filhos sozinhos. Pedimos pelas mães sozinhas para que pelo poder do Espírito Santo Jesus venha preencher tudo aquilo que falta de paternidade na educação de seus filhos. Pedimos também pelos pais sozinhos, para que Nossa Senhora venha preencher tudo o que falta de maternidade na educação de seus filhos.
Que o Espirito Santo derrame sobre os pais como e as mães a coragem de proclamarem: “Senhor, os filhos que nos destes são teus, e a ti pertence o seu futuro. Nós os deixamos livres para que tu manifestes o teu plano para a vida de cada um deles. Guia-os Senhor, não conforme os nossos planos, mas conforme os teus, pois estamos certos de que assim eles encontrarão a verdadeira felicidade.
Dá-nos uma vida de oração com a tua Palavra, para que encontremos nela as respostas que a cada dia precisamos para viver o imenso desafio de educar filhos para a santidade, pois esta é a maior herança que podemos lhes deixar.
Olha pelos nossos filhos, pelos filhos que porventura se encontrem afastados da fé cristã. Rogamos de modo especial por aqueles que estão doentes do corpo e/ou da alma para que encontrem a cura e a Salvação. Olha por aqueles que se encontram hoje perdidos nos vícios, nas drogas, na prostituição. E finalmente concede o Céu aos filhos que já faleceram e ainda se encontram no Purgatório, para que encontrem o abraço eterno do Pai e gozem da plena alegria com Ele.
Olha não somente pelos nossos filhos, mas por todos aqueles que no mundo inteiro ainda estão em desenvolvimento da sua personalidade, para que cedo encontrem a ti, e resgata, Senhor, aqueles que estão confusos, perdidos no pecado e afastados da fé.
Tudo isto te pedimos pela intercessão da Nossa querida Mãe, que cremos estar aqui conosco a interceder junto com Seu Filho pelos pais e pelos filhos do mundo inteiro.
Maria, intercedei por nós e pelas famílias do mundo inteiro. Amém!
Ana Carla Bessa

Formação: Janeiro/2009

Comentários