WEB: JMJ 2019 online

Entre 22 e 27 de janeiro irão realizar-se no Panamá as Jornadas Mundiais da Juventude 2019 (JMJ). Sob o mote “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38, mais de 200 mil jovens provenientes de 155 países, incluindo 300 portugueses oriundos de 12 dioceses e 4 movimentos, irão participar neste grande evento que contará com a presença do Papa Francisco.

Este grande acontecimento religioso e cultural, que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana, foi um desafio lançado por São João Paulo II, após o tremendo sucesso do encontro de Roma, promovido em 1985, no Ano Internacional da Juventude.

Anualmente, em cada Domingo de Ramos estas jornadas são vividas nas Igrejas locais e a cada 2 ou 3 anos, são celebradas num megaencontro de juventude de todo o mundo com a participação do Santo Padre, numa grande cidade.

Ao entrarmos neste espaço virtual encontramos um ambiente que pretende mostrar “as várias realidades paisagísticas do país da América Latina: As montanhas, a costa marítima, as igrejas e os arranha-céus, pontes e o Canal do Panamá que une os Oceanos Atlântico e Pacífico”. Disponível em 5 idiomas (português, espanhol, francês, italiano e inglês) este é um dos melhores sítios em termos de usabilidade e que respeita as mais recentes orientações de design para pessoas com necessidades especiais.

Tendo em conta que falta menos de uma semana para o arranque deste encontro da juventude, naturalmente que as opções disponíveis na página inicial denotam um cuidado particular para com os participantes, fornecendo assim várias informações (horários, locais, meteorologia, celebrações, saúde e apoio espiritual) que os oriente durante essa grande semana.

Mas este sítio vai muito para além de informações para quem estará na capital que possui o mesmo nome do país.

Em Panamá 2019 acedemos a diversos conteúdos que nos ajudam a perceber todo o contexto deste grande acontecimento. Por exemplo em JMJ, temos uma explicação dos seus símbolos, da sua história, do hino oficial, da oração oficial, não esquecendo ainda o logotipo. Também é possível perceber como é que foram vividos os dias antecedentes nas dioceses, ler e aprofundar a mensagem do Papa, bem como outras informações relevantes em termos de organização.

Um espaço também interessante encontra-se em multimídia, aí dispomos de três grandes áreas. Uma dedicada a todos os vídeos, outra onde podemos visualizar todas as imagens e ainda outra que nos permite acompanhar uma rúbrica intitulada “minuto JMJ”.

Por último referir que podemos acompanhar ao minuto este encontro do Papa Francisco com a juventude nas redes sociais (facebook, twitter, Flickr e Instagram).

Comentários