“O mundo precisa de espanto!”

“Uma das grandes virtudes que precisamos reencontrar é a arte do espanto, pois é verdadeiramente por aí que tudo começa.
No espanto, a nova e surpreendente expressão da vida prende a nossa atenção à maneira de um relâmpago, de um rasgão imprevisível. Não a conseguimos encaixar no nosso quadro habitual, pois o seu carácter inédito torna inúteis todas as previsões, saberes, experiências, etiquetas, mapas, preparações. E é um ‘olhar inocente’, isto é, aberto à revelação do próprio objeto, ao que ele pretende de nós e não ao que imediatamente pretendemos dele. O espanto obriga-nos a uma revisão do que sabemos de nós próprios e do mundo. Obriga-nos a recomeçar, como se fosse um nascer. Certamente que, no seu processo, o espanto desarruma e dói. Mas o amor, o conhecimento, a poesia ou a santidade principiam com ele.”
Um novo ano entrou-nos pela vida dentro. Não deixemos passar os dias com a impressão de que nada acontece, pelo contrário cultivemos esta simplicidade, esta hospitalidade no nosso coração para acolher o imprevisível, para acolher a beleza, a alegria, para acolher o Outro, para acolher Deus!
As Jornadas Mundiais da Juventude que acontecem durante este mês apontam-nos o exemplo de Maria com a resposta:“ Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria que soube de uma forma admirável surpreender-se com a proposta de Deus, confiando moldou a sua vida. Como explica o Papa: “as propostas de Deus para nós não são para satisfazer sonhos mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações.”
Será que há espaço na nossa vida para sermos surpreendidos por Deus? Será que percebemos a maravilhosa presença dos nossos irmãos, com a sua diversidade, a sua criatividade, os seus dons? Será que somos motivo de espanto pela nossa juventude alegre, pelo nosso compromisso, pela nossa disponibilidade, pela fraternidade de que damos testemunho? Será que ainda mantemos a capacidade de sonhar e aprender ou já estamos bloqueados nas nossas certezas, normas e esquemas?
Que este encontro que congrega a juventude de todo o mundo seja capaz de renovar em nós, jovens e menos jovens, a esperança e a vontade de cada um continuar este caminho de descoberta de si, dos outros e de Deus. E sobretudo que continuemos a alimentar a nossa vida de sonho e de espanto!
ESPIRITANOS

Comentários