A grandeza de uma família não se mede pelo volume

Li algures sobre o egoísmo de quem não quer ter filhos ou mais do que um filho, porque não quer abdicar da vida que tem e de todos os “luxos”.

Ter filhos não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve… ter porque todos têm é quase como escolher um carro topo de gama quando se vive debaixo da ponte.
Sim, se o problema é dinheiro:

    • podemos não ir de férias para o algarve porque somos muitos ou ir com um budget apertado e dormirmos todos uns em cima dos outros;
    • podemos tirar os mais velhos do colégio e por todos em escolas públicas;
    • podemos comer mais porco e menos peixe;
    • podemos andar mais a pé e arranjar um apartamento mais central para não ter que usar carro e despesas inerentes;
    • podemos ir só a hospitais públicos e poupar nos seguros;
    • podemos não ter empregada doméstica;
    • podemos TUDO isto e muito mais se quisermos ter muitos
Os meus pais escolheram ter muitos filhos e eu não me imagino de outra forma.
ARTIGO RELACIONADO |
FILHOS ÚNICOS A QUEDA DE UM MITO
Mas não me venham dizer que quantos mais filhos mais felizes, porque há famílias grandes completamente destruídas e infelizes, da mesma forma que há famílias pequenas, muito unidas e felizes! Os meus pais, através do amor e da educação que nos deram, ensinaram-nos a união e consequentemente a felicidade.
Whatever You Do

A grandeza de uma família não se mede pelo volume da mesma…
Tantas pessoas que nunca deveriam ter tido um filho e têm aos magotes e tantas que mereciam ter dez de enfiada e não conseguem ter um (não estou a ser irónica!). Eu podia ter tido mais dois ou três, mas perderia a minha sanidade porque me conheço minimamente. Passei algumas situações inesperadas, relacionadas com saúde, no que diz respeito às crianças e, sabendo o que sei hoje, por tudo o que aconteceu, escolho não ter mais filhos. Esta é a minha explicação, chamem-lhe desculpa se quiserem. Mas, se a minha explicação, se a quisesse dar, fosse outra qualquer, também seria válida. Porque posso escolher e só me critica quem não olha por si!
Faço já a ressalva: se amanhã vier aqui dizer, toda contente, que estou à espera de outro filho, dêem-me os parabéns e não digam mais nada… se calhar mudei de ideias!
A beleza da cabeça de uma mulher…

Comentários