A família como projeto de vida

Como criar uma visão para a sua família?


Talvez você nunca tenha olhado para a sua família como um projeto de vida, mas de certa forma ela é isso. E mais: provavelmente seja o projeto mais importante que realizaremos enquanto estivermos na terra, já que é o único de todos os nossos projetos que vai deixar fruto para as futuras gerações.

Estamos tão acostumados a escutar que devemos obter uma visão e estipular metas para nossa vida pessoal, para nosso negócio, empresa, trabalho em equipe, inclusive nosso hobby ou esporte.

Hoje eu quero te desafiar a estabelecer metas em uma área que é de suma importância, mas que sempre é esquecida na hora de planificar e estipular metas: seu projeto familiar.

Talvez você diga: "Pra quê? Minha família está bem!" De repente você já se cansa só com a ideia de ter que desenvolver mais um projeto. No final das contas, na vida familiar, o caminho é feito ao andar!

Você realmente acredita que a sua vida familiar esteja tão perfeita que não possa melhorar? E, no final dos seus dias, não são eles os que vão estar do seu lado? Não vai querer saber com certeza nesse momento que você fez o melhor que pôde para cada um deles, para além da provisão material?

De forma estranha, inclusive em lares bem estabelecidos, o projeto familiar é um termo desconhecido. Por isso é tão importante estabelecer uma visão para a família.

Nossas vidas podem estar tão corridas, especialmente quando temos crianças pequenas em casa. Sem percebermos, podemos passar a vida toda ocupados correndo de um lugar para o outro.

O problema é que, com tanta correria, podemos perder o rumo e começamos a viver o dia a dia, apagando incêndios na medida que acontecem, sem ter um rumo claro. O tempo passa, as crianças crescem, seu trabalho continua absorvendo muito tempo, até que um dia você percebe que deixarão a casa e nunca fez com elas todas as coisas que queria fazer como pai.

Uma visão para a família pode te ajudar a estabelecer metas reais, definir o que a família realmente deseja na vida e uni-la para caminhar em uma direção pré-estabelecida.

A importância de uma visão

Por que então, é tão importante ter uma visão?

Muitas pessoas vivem sua vida de acordo com o que se apresenta, quase como se a vida fosse uma loteria. Às vezes se ganha e às vezes se perde.

Entretanto, cada um de nós recebeu talentos e habilidades que podemos explorar para o nosso bem e o bem das pessoas que nos rodeiam. E temos que tomar uma decisão sobre o que vamos fazer com esses talentos e habilidades. Podemos escolher desenvolvê-los e entregar o que a gente tem para os outros.

Criar uma visão como família nos ajudará a estabelecer metas, a definir uma direção determinada e a nos comprometermos a usar nossos dons e habilidades.

Todos os membros da família podem trabalhar juntos por uma meta comum estabelecida e cada integrante da família pode contribuir com seus dons e habilidades específicas.

O que é uma visão?

Uma visão começa como uma ideia sobre como a nossa vida pode chegar a ser melhor. Pode ser algo menor, como querer compartilhar mais tempo e se divertir juntos. Também pode ser uma visão grande, como a de alcançar milhares de pessoas com uma mensagem ou estabelecer um negócio familiar juntos.

Pode ser algo tão simples como desejar que sua família seja uma família que se ame, se divirta e que prospere.

Nos dois casos a visão não pode ficar na etapa de ser apenas uma linda ideia. Para que seja uma visão, você tem que dar o próximo passo:

A visão familiar começa com um sonho

O próximo passo é usar seus sentidos para imaginar sua ideia. Imagine que sua ideia está acontecendo agora, não em algum dia do futuro distante. Trate de imaginar tudo como se realmente estivesse acontecendo.

Agora você tem que adicionar mais dois elementos para que sua visão não fique na etapa de ser apenas um sonho:

Dois elementos essenciais: fé e compromisso

Realmente acha que sua visão é possível de conseguir? Você precisa saber como exatamente vai conseguir isso, apenas deve determinar se é possível para você. Se o vê como algo impossível, é melhor estipular uma meta mais realizável. Assim que a tiver alcançado, sua fé também vai estar incrementada e se atreverá a acreditar em algo maior.

Finalmente, você precisa do compromisso da família toda. A família tem que estar dedicada de forma unida para alcançar a visão. Vai requerir ação da parte de todos. Esta perseverança unida é a que determinará se a sua família vai alcançar suas metas ou não.

Criando a visão

A visão comum não pode ser determinada pelos pais sem a intervenção dos filhos. É um acordo mútuo entre todos os membros da família, por conseguinte, todos os membros da família devem estar envolvidos na sua gestão.

Os pais devem julgar sabiamente, mas devem permitir a todos participar na criação de uma visão para a família. É preciso escutar a opinião de cada um. Podem ser coisas muito interessantes no processo de determinar conjuntamente qual será a visão para a família, já que sairão à luz quais são as prioridades de cada pessoa.

É importante estabelecer de antemão que nem todas as áreas da visão familiar vão ser relevantes da mesma forma para todos, razão pela qual é fundamental estabelecer que os membros devem se apoiar mutuamente nos seus sonhos individuais.

Decidam em que áreas desejam enfocar sua visão. Por exemplo: o tempo livre, férias, relacionamentos, casa, educação, um possível negócio, etc. Em seguida determinem em conjunto como cada membro da família imagina que devem ser essas áreas.

Assim que tiverem determinado qual vai ser sua visão, reúnam ou desenhem imagens da visão e pendurem elas na sua casa onde todos possam vê-las. Por exemplo, na geladeira. Assim a visão se mantém fresca na mente de cada membro da família.


Comentários