Vencido ou vencedor? Na véspera do final do sínodo da família,
os observadores e vaticanistas desdobram-se em análises: como sai o pontificado
de Francisco da grande reunião de bispos que quis reflectir sobre as novas
formas de família?
Há já quem dê o argentino, que já demonstrou várias vezes o
desejo de uma Igreja mais inclusiva, como derrotado - uma vez que os relatórios
dos grupos de trabalho, conhecidos anteontem, descartam a possibilidade de
qualquer mudança. Outros, porém, defendem que o Papa Francisco ganhou: nunca
nenhum sínodo teve tanto mediatismo, chegando mesmo a ser comparado ao Concílio
Vaticano II. Por isso, mesmo que os bispos e cardeais mais conservadores possam
ter saído satisfeitos do sínodo, Francisco conseguiu que a ideia de que a
Igreja está aberta à mudança corresse o mundo. Mas nenhuma análise pode ser
linear.
O Papa foi dando sinais, no último ano e meio, de que pretende
uma Igreja Católica mais próxima do mundo e da realidade actual. O primeiro
chegou a 28 de Julho do ano passado. No avião, de regresso do Brasil, Francisco
referiu-se aos homossexuais: "Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa
vontade, quem sou eu para julgar?" Ainda na mesma viagem, falou também dos
divorciados recasados, recordando que a Igreja Ortodoxa permite segundas
uniões. "Este problema deve ser estudado", afirmou.
Três meses depois, Francisco convocava um sínodo (encontro de
bispos) sobre a família. Ao mesmo tempo, incumbia as conferências episcopais de
todos os países de passarem um questionário nas paróquias, para que os fiéis
pudessem opinar sobre o tema. Entre as perguntas estavam assuntos polémicos,
como a comunhão de divorciados recasados (que a Igreja não permite) e o
acolhimentos aos homossexuais. O jornalista vaticanista Sandro Magister
observava, ontem, que só isso foi suficiente para criar na opinião pública
mundial "a ideia de que estas questões estariam em aberto, não só na
teoria como também na prática".
Desde essa altura, começou a tornar-se evidente que existe uma
Igreja partida em dois. A Conferência Episcopal alemã apressou-se a publicar um
documento incentivando o acesso dos divorciados aos sacramentos. A resposta da
ala mais conservadora chegou dias depois: Gerhard Müller, o prefeito da
Congregação para a Doutrina da Fé, publicou um artigo chamado "A força da
graça" no jornal do Vaticano, em que era reafirmada a proibição da
comunhão. Ainda assim, os bispos alemães não se retractaram e o Papa Francisco
não se manifestou.
Em Fevereiro deste ano, o Papa volta a dar um sinal. Os cardeais
estiveram reunidos num consistório e Francisco convidou o cardeal Walter Kasper
- que desde a década de 1990 se bate publicamente pelo acesso dos divorciados
aos sacramentos e que não encontrou apoio em Bento XVI e João Paulo II - para
fazer uma reflexão sobre o tema na abertura do encontro. E se muitos cardeais
não gostaram de ouvir o discurso do costume, o Papa Francisco elogiou a
intervenção, que acabou publicada no jornal italiano "Il Foglio". O
cardeal criticou o "abismo entre a doutrina da Igreja sobre o matrimónio e
a família e as convicções vividas por muitos cristãos".
No mês seguinte, nova ofensiva da ala conservadora: a
Congregação para a Doutrina da Fé terá planeado a publicação, novamente no
jornal do Vaticano, de um texto conservador. Mas o Papa Francisco ter-se-á
oposto à saída do artigo. Mesmo assim, as críticas a Kasper subiram de tom e
vários cardeais deram entrevistas a jornais, defendendo a doutrina da Igreja.
Em vésperas do arranque do sínodo, cinco deles juntaram, em livro, uma série de
intervenções e ensaios de especialistas contra a comunhão dos divorciados. Por
essa altura, Kasper já tinha conquistado espaço mediático e houve quem
interpretasse o livro como uma afronta a Francisco.
Pelo meio, o Papa casou casais pouco tradicionais - unidos pelo
civil e uma mãe solteira. Os noivos foram escolhidos pelo vicariato de Roma,
ainda que sob a direcção do sumo pontífice, que também aceitou baptizar o filho
de uma mãe solteira.
Durante o sínodo, Francisco deixou-se ficar em segundo plano.
Durante dias a fio, ouviu tudo o que se disse em silêncio e tomou notas. Era
dos primeiros a chegar às sessões e juntou-se sempre aos bispos, especialistas
e famílias convidadas nas pausas para o café. Fizeram-se filas para o
cumprimentar, muitos pediram-lhe que benzesse objectos e fotografias e o Papa
quase nunca conseguiu chegar à máquina do café. Até porque nem precisou:
trouxeram-lho sempre. Fora do Vaticano, com os jornais de todo o mundo atentos
ao que poderia sair do sínodo, a popularidade de Francisco subiu e a sua conta
no Twitter (@pontifex) ultrapassou, ao oitavo dia, a barreira dos 16 milhões de
seguidores.
O Papa escolheu cedo o grupo que iria orientar os trabalhos.
Nomeou para secretário-geral o cardeal Lorenzo Baldisseri que, não tendo grande
experiência em temas de família, lhe é bastante próximo. Também indicou o bispo
e teólogo Bruno Forte, cuja linha de pensamento é de maior abertura em relação
à sexualidade. Já durante o sínodo, escolheu os responsáveis pela redacção da
mensagem final - todos conotados como progressistas, apesar de o relator-geral,
o húngaro Peter Erdö, ser conservador.
Na última segunda-feira, numa conferência de imprensa a seguir à
divulgação do relatório intercalar do sínodo - um documento que deixava antever
alguma abertura em relação aos homossexuais e aos divorciados -, um jornalista
pôs questões sobre a passagem em que gays são referidos. O cardeal húngaro
criou alguma tensão quando passou a palavra a Bruno Forte, desmarcando-se da
suposta abertura do relatório, e respondendo: "Quem escreveu essa passagem
é que pode explicar".
No início desta semana, o relatório chegou aos jornais de todo o
mundo e prometia mudanças. O estrago já estava feito e, na terça-feira, o
cardeal sul-africano Napier desabafou: "A mensagem já chegou e é
irremediável: 'é isto que o sínodo e a Igreja pensam' e tudo o que podemos
fazer é tentar minimizar os estragos".
Anteontem, as conclusões dos dez grupos de trabalho em que os
bispos estiveram divididos para debater o relatório intercalar deitaram tudo
por terra. O documento foi arrasado, a começar pelo facto de ter sido divulgado
publicamente. A maior parte dos bispos não gostou que a mensagem tivesse sido
disseminada. Ao mesmo tempo, os grupos reafirmaram toda a doutrina da Igreja e
mostraram-se contra mudanças em relação aos gays e divorciados.
Na quinta-feira, com as conclusões já em cima da mesa, a sala do
sínodo incendiou-se. O secretário-geral Baldisseri, sentado ao lado do Papa,
anunciou que não seriam tornadas públicas. Choveram protestos: os mesmos que
foram contra a divulgação do relatório intercalar eram agora a favor da
divulgação das conclusões. O Papa manteve-se sereno e não abriu a boca. Horas
depois, o porta-voz do Vaticano anunciava que seriam publicadas.
Ontem, todos jornais escreveram que, a avaliar pelas
recomendações dos bispos, nada mudará na Igreja Católica. Francisco saiu derrotado
e ala conservadora venceu? Há quem garanta que não: o eco mediático das
propostas de Kasper e o debate lançado em todo o mundo sobre qual deve ser a
posição da Igreja podem significar a vitória do Papa. A discussão ainda está
longe do fim.
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