15 regras de etiqueta e boa educação para crianças

“De pequenino se torce o pepino” 

Este provérbio tem origem na prática dos agricultores podarem os pepinos para que estes se desenvolvam da melhor maneira, não deixando criar uma rama sem valor que lhes dá um sabor desagradável. Da mesma forma devemos moldar o comportamento das crianças desde cedo, ensinando-lhes regras de etiqueta e boa educação.

E o que é isto de etiqueta?

Nos dias de hoje, em que o tempo é um bem escasso, há uma cada vez menor disponibilidade dos pais para “perderem tempo” com algumas questões de educação, vistas erradamente como ultrapassadas, havendo outras prioridades tidas como de “qualidade”.
Ora dar aos nossos filhos regras de boa educação é dotá-los de ferramentas e ensinamentos para a vida. Da mesma forma que escolhemos a melhor escola para que tenham um ensino de excelência, a possibilidade de fazer um desporto ou aprender música para que cresçam saudáveis, a melhor universidade para que tenham um bom emprego no futuro, devemos apostar em skills comportamentais, que lhes permitam autoconfiança e saber estar em qualquer situação. Ensinar-lhes a ser amáveis e respeitosos com os outros é afinal de contas o verdadeiro significado da etiqueta.

E haverá uma idade certa para tal?

Na opinião de diversos especialistas em etiqueta e em psicologia infantil, deveremos começar a ensinar às crianças regras básicas de etiqueta mal estas começam a falar. Agradecer e pedir licença ou, quando já tiverem idade para se sentar à mesa, começar a ensinar-lhes as boas maneiras.

15 regras de etiqueta e boa educação que qualquer criança deve aprender:.

  1. Dizer obrigado(a) e se faz favor (os meninos dizem obrigado, e as meninas dizem obrigada)
  2. Cumprimentar e despedir-se das pessoas
  3. Estar sentado direito à mesa
  4. Comer de boca fechada e não apoiar os cotovelos na mesa
  5. Usar corretamente os talheres e o guardanapo (e não as mangas…)
  6. Não usar o telemóvel às refeições (atenção aos Pais e ao exemplo)
  7. Pedir licença para sair da mesa
  8. Não apontar
  9. Não interromper os outros quando estes estão falar
  10. Olhar as pessoas de frente quando se está a falar
  11. Ceder o lugar às Senhoras ou aos mais velhos (andamos esquecidos…)
  12. Tapar a boca quando se tosse ou espirra
  13. Bater às portas antes de entrar (os Pais devem dar o exemplo e habituar-se a fazê-lo, respeitando a privacidade dos filhos)
  14. Respeitar os outros
  15. Ajudar quem tem necessidade

Manter as tradições passadas ao longo de gerações e ensinarmos aos nossos filhos desde pequeninos regras de civilidade, não deve estar em desuso ou ser considerado “coisas do antigamente”. Saber estar e saber ser, incutir-lhes-á confiança em si mesmos e ajudá-los-á, na era global em que vivem, a quebrar muitas barreiras culturais no futuro.
Como ouvi muitas vezes dizer em pequenina, “quando tudo falha, resta-nos a educação!”

(Baseado em Town and country Mag)

Comentários