A Importância de valorizar os idosos

A exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, ‘A Alegria do Amor’, documento dedicado às famílias traz em todo o seu texto a valorização do núcleo familiar, os pais, os irmãos, os avós, etc.
Com mensagens sobre a vida e orientações pastorais, o documento traz conteúdo para todas as idades desde os mais jovens até os com mais idade, e num trecho específico trata com delicadeza do valor da pessoa idosa.

Segue alguns destaques em que o Papa Francisco pede que prestemos atenção aos idosos.

1 - «Não me rejeites no tempo da velhice; não me abandones, quando já não tiver forças» (Sl 71/70, 9). “...a Igreja não pode nem quer conformar-se com uma mentalidade de impaciência, e muito menos de indiferença e desprezo, em relação à velhice. Devemos despertar o sentido colectivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça o idoso sentir-se parte viva da sua comunidade”.

2 – “... Os idosos ajudam a perceber «a continuidade das gerações», com «o carisma de lançar uma ponte»[215] entre elas. Muitas vezes são os avós que asseguram a transmissão dos grandes valores aos seus netos, e «muitas pessoas podem constatar que devem a sua iniciação na vida cristã precisamente aos avós”.

3 – “... As histórias dos idosos fazem muito bem às crianças e aos jovens, porque os ligam à história vivida tanto pela família como pela vizinhança e o país. Uma família que não respeita nem cuida dos seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro”.

Comentários