Avançar para o conteúdo principal

Semana da Vida: COM MARIA CUIDAR DA ALEGRIA DA VIDA

Neste ano em que a Igreja de Portugal celebra o Centenário das Aparições, em Fátima, também a Semana da Vida estará naturalmente – bem – marcada por esta dimensão e rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada.

Toda a vida e a vida toda. Vivemos, na sociedade portuguesa, algumas dificuldades e tensões, no que diz respeito à Vida: a questão do aborto e a questão da eutanásia, de maneira mais evidente, mas também muitas outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade.
Esta Semana da Vida quer ser – cada vez mais – um ‘tempo oportuno’ para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua concepção até ao momento da morte, neste mundo.
+ info em www.leigos.pt

Nestes 24 anos, foram propostos os seguintes lemas orientadores:
1994 – A família e a vida
1995 – Toda a vida pede amor
(…)
1997 – A criança na família dá mais vida à vida
1998 – Vida: dom e responsabilidade
1999 – A vida é dom em todas as idades
2000 – Sim à vida, sempre
2001 – Eutanásia?
2002 – A vida: responsabilidade nossa de cada dia
2003 – Ninguém fique de fora
2004 – Sem filhos não há futuro
2005 – Respeita o outro, diz não á violência
2006 – Família: amor e vida
2007 – Felicidade humana – Preocupação de Deus
2008 – Vida com esperança
2009 – Vida com valores – Formação na Família
2010 – A vida é sempre um bem
2011 – Escolhe a vida e viverás
2012 – Comprometidos com a vida
2013 – Dá mais vida à tua vida
2014 – Gerar vida – Construir futuro
2015 – Vida com dignidade: opção pelos mais fracos
2016 – Cuidar da Vida: A nossa casa comum
2017 – Com Maria, cuidar da alegria da vida

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Oração de Consoada 2017

Maria de Nazaré, Contigo cantamos as maravilhas de Deus. A tua espera, hoje nos enche de alegria! Com ela aprendemos o prazer de esperar... e por meio dela vivemos agora habitados pelo infinito...
José, filho de David, A tua espera, hoje surpreende-nos... Estamos maravilhados, porque Deus Entra no nossa vida e na nossa história Para nos oferecer a esperança da vida eterna.
Jesus, Deus connosco, O desejo de ti, faz-nos hoje experimentar a tua presença viva, simples e dócil. Sentado à nossa mesa, convives connosco nesta noite E nos interpelas com a tua ternura.
Sagrada família de Nazaré, Neste Natal, faz-nos sair ao encontro Dos rostos concretos daqueles que mais precisam. Não nos deixes acomodar diante desta mesa rica, Mas interpela-nos diante da pobreza e da injustiça.
Deus, Pai nosso, Abençoa-nos e abençoa estes alimentos Que em família reunida tomamos. Mas não nos deixes cair na tentação da indiferença. Dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Amen!

Um cristão não pode dizer “sou contra homossexuais”

Convém recordar que Jesus Cristo está depois do Antigo Testamento e que, na sua passagem pela terra, deu sempre lugar de destaque às prostitutas, sobretudo a Maria Madalena. E, já agora, não será Mateus 19:12 uma aceitação da naturalidade da homossexualidade? “Alguns eunucos são assim porque nasceram assim”.