Avançar para o conteúdo principal

Jubileu Arciprestal da Família


No passado dia 21 de maio, a Igreja jubilar, Matriz Nova de Santo Adrião, do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, acolheu a celebração do jubileu da Família e das famílias do arciprestado, tempo presente 9 casais a celebrar as suas bodas matrimoniais de 1, 25, 50 e 60 anos. 
Esta celebração, presidida pelo Vice Arcipreste P.e Francisco Carreira e animada pelo coro de São Martinho de Cavalões, deixou interpelações para a família. A coincidência do jubileu da Família com a Solenidade da Santíssima Trindade ajudou a tomar consciência da unidade, da comunhão, da relação e vida à qual a família é diariamente chamada a viver. Mas para que tudo isto se concretize é importante assumir uma atitude abertura ao outro diferente de si, mas complementado e enriquecido pelo outro. Trata-se de um aprender a receber para aprender a dar. Aprender a receber exige abertura, solicitude e humildade. Aprender a dar exige discernimento sobre o bem, o bom e o belo que oferecemos ao outro.  A Santíssima Trindade é esse permanente receber-se e dar-se na unidade da diversidade sem confusão nem igualitarismo, mas alteridade do dom, de tal maneira feito amor absoluto que apesar de serem três pessoas formam uma só essência: Deus.
Os casais renovaram o seu compromisso matrimonial diante de toda a comunidade sendo depois saudados com uma salva de palmas. Parabéns a todos os casais e a todas as famílias.

No final da celebração da Eucaristia, serviu-se o jantar aos que se inscreveram para o efeito.

Seguiu-se o Concerto pela Família, organizado pela Equipa Arciprestal da Pastoral Familiar. Foi como muito agrado, animação e alegria que todos os presentes recebera o P.e Sandro Vasconcelos e a Banda Evangelium Cantate. O P.e Sandro empolgou todos os presentes com a sua presença, atitude e voz, fazendo do concerto um belo momento de oração e elevação do nosso espírito. As suas músicas, acompanhadas da sua mensagem, da sua gestualidade criaram um ambiente alegre, de envolvência e família. Todos saíram mais comprometidos e mais fortalecidos para viver a alegria do Evangelho a partir deste concerto pela Família.  

Pela Equipa Arciprestal da Pastoral da Família de Vila Nova de Famalicão


Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.