Avançar para o conteúdo principal

Sínodo da Família - Desafio do Sr Arcebispo D. Jorge Ortiga

Em dia da Sagrada Família, o Arcebispo Primaz apela a que os Lineamenta do Sínodo da Família sejam estudados e as 46 questões aí colocadas sejam respondidas. 

A família, mais do que nunca, tem sido tema de diálogo e de debate. Nem sempre de um modo adequado e com fidelidade à verdadeira doutrina. Os problemas são variados e a Igreja confia aos católicos a corresponsabilidade de encontrar respostas.
O Sínodo dos Bispos percorreu uma etapa e quer, agora, dar continuidade a esse impulso inicial. Quer discernir em estilo sinodal – envolvendo toda a Igreja – os caminhos para propor a doutrina através do anúncio do Evangelho da Família e da consciencialização das diversas perspectivas pastorais a serem acolhidas e activadas nas nossas comunidades cristãs.
Nesta corresponsabilidade eclesial, quero solicitar aos sacerdotes, aos membros dos Institutos de Vida Consagrada, às diversas associações e movimentos que procurem reflectir, pessoalmente e em grupo, sobre os Lineamenta e responder às 46 questões aí colocadas. O texto encontra-se na página web da Arquidiocese de Braga (www.diocese-braga.pt) em formato Word e PDF. O assunto deve depois ser abordado nas palestras, no Conselho Pastoral e Presbiteral, assim como nas diferentes reuniões marcadas para o efeito.
As respostas devem ser enviadas para o Secretário da Acção pastoral (sergiotorres70@gmail.com).
Que esta caminhada sinodal sobre a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo envolva e comprometa a todos numa serena reflexão típica de quem procura dar um contributo positivo num assunto de primordial importância para o presente e futuro da família.

+ Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz
in http://diocese-braga.pt/noticia/1/5617 

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Oração de Consoada 2017

Maria de Nazaré, Contigo cantamos as maravilhas de Deus. A tua espera, hoje nos enche de alegria! Com ela aprendemos o prazer de esperar... e por meio dela vivemos agora habitados pelo infinito...
José, filho de David, A tua espera, hoje surpreende-nos... Estamos maravilhados, porque Deus Entra no nossa vida e na nossa história Para nos oferecer a esperança da vida eterna.
Jesus, Deus connosco, O desejo de ti, faz-nos hoje experimentar a tua presença viva, simples e dócil. Sentado à nossa mesa, convives connosco nesta noite E nos interpelas com a tua ternura.
Sagrada família de Nazaré, Neste Natal, faz-nos sair ao encontro Dos rostos concretos daqueles que mais precisam. Não nos deixes acomodar diante desta mesa rica, Mas interpela-nos diante da pobreza e da injustiça.
Deus, Pai nosso, Abençoa-nos e abençoa estes alimentos Que em família reunida tomamos. Mas não nos deixes cair na tentação da indiferença. Dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Amen!

Um cristão não pode dizer “sou contra homossexuais”

Convém recordar que Jesus Cristo está depois do Antigo Testamento e que, na sua passagem pela terra, deu sempre lugar de destaque às prostitutas, sobretudo a Maria Madalena. E, já agora, não será Mateus 19:12 uma aceitação da naturalidade da homossexualidade? “Alguns eunucos são assim porque nasceram assim”.