Avançar para o conteúdo principal

Natal, festa da família


Ir. Darlei Zanon
Religioso paulista

É na família que em primeiro lugar encontramos e experimentamos Deus; é em família que construímos a nossa identidade; e por isso é em família que conseguiremos superar os obstáculos e os desafios do mundo e das “crises”.

O Natal, que em alguns dias celebraremos, é sem dúvida a festa da família. Primeiramente a festa da sagrada família de Nazaré. Celebramos o nascimento do filho de Maria e José. Mas mais do que uma data no calendário litúrgico, o Natal é um momento especial para recordarmos a história da salvação, a vinda de Cristo ao mundo, a encarnação do Verbo de Deus feito homem, no seio de uma família, e especialmente a mensagem de amor e paz que Jesus nos transmitiu.
O tempo de preparação para o Natal, chamado advento, é por isso um tempo de espera e de esperança. Ao mesmo tempo em que recordamos o nascimento de Jesus e actualizamos a sua mensagem, esperamos, ansiosos, o seu retorno, para instaurar definitivamente o Reino de Deus entre nós.
Enquanto esperamos, fazemos a nossa parte, construindo o Reino ao nosso redor. A família, como núcleo social e a primeira Igreja, é o ponto de partida para esta nova sociedade chamada Reino de Deus. Eis então o segundo momento em que o Natal é a festa da família. Ele é o momento ideal para nos reunirmos em família, para recordarmos as alegrias do ano, planearmos o futuro, animarmo-nos uns aos outros, especialmente nestes tempos de incerteza e dificuldade.
É na família que em primeiro lugar encontramos e experimentamos Deus; é em família que construímos a nossa identidade; e por isso é em família que conseguiremos superar os obstáculos e os desafios do mundo e das "crises".
Celebrar bem o natal em família torna-se assim um convite e uma oportunidade a redescobrir a centralidade da família na nossa vida e fixar nela o alicerce para o que planeamos construir ao longo do próximo ano.

Família Cristã. Disponível em http://www.familiacrista.com
Sexta-Feira, 14 Dezembro 2012

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.