Avançar para o conteúdo principal

Café Cocerto - perguntas e respostas - conclusões

Aqui deixamos o último grupo das perguntas e respostas da dinâmica do Café Concerto.

Será que atualmente a família continua a ter um papel preponderante na vida de todos nós e na sociedade?
A família constitui o agente de socialização mais influente no que se refere á aquisição de comportamentos e atitudes nas práticas diárias da comunidade.
Sim . A Família tem um papel preponderante na vida de todos nós e na sociedade. Porque no seio da família deve-se fazer sentir os valores essenciais à vida, como a honestidade, lealdade, compreensão, respeito pelos outros, camaradagem, entre outros.
Em suma, nos dias de hoje a família tem um papel fundamental nas nossas vidas e pelo qual nos devemos orgulhar.
Familia José Gomes Maciel
No vosso entender que passos a família tem que dar para assumir o compromisso da vida?
As famílias têm que entender que há mais vida para além da profissão,  que deve ter como função a da sustentabilidade da pessoa e da família,  e não fim em si.
Tem que valorizar e educar os filhos para o bem de ter uma família, o dom dos filhos e a realização pessoal que daí advém e que é muito mais gratificante que a profissão e que exige formação e esforço.
Porquê? Esta semana a semana da Vida?
Em termos simbólicos assume-se como a Semana da Vida, pois é uma semana de reflexão de introspeção, nomeadamente se: agimos bem com a família, com o próximo, com a fé, com as nossas crenças…
No fundo a vida existe enquanto formos vivos, no mundo carnal, mas nem sempre estamos vivos , nem sempre refletimos no final do dia sobre os nossos atos, por este facto surge uma semana no nosso calendário católico para parar um pouco e pensarmos neste assunto
Qual o papel da família na formação dos filhos?
Ser exemplo de vida, na:
Educação, com diálogo e acompanhamento;
Formação cristã;
Partilha;
Respeito pela vida, pela individualidade, pela natureza;
Testemunho verdadeiro;
Atitude de solidariedade;
Na busca do crescimento pessoal e profissional;
Entrega à família;
Disponibilidade para participar e colaborar na comunidade paroquial - “outra família”.



 Considerando o tema das Jornadas da Família: Família, Trabalho e Festa.
Podemos correr o risco de dar uma resposta muito bonita, mas queremos sublinhar a realidade da questão: é necessário força para procurar aqueles laços que possam fortalecer a unidade, integrar o que é menos bom e cultivar a esperança contra toda a esperança.

É possível ser família guiada por valores humanos, sociais e  religiosos?
Claro que sim.
Família que propostas tens feito aos teus filhos sobre uma possível entrega/doação a Deus(ex: ser sacerdote, irmã consagrada, missionário,…?
Propomos as atividades, mostramos o nosso exemplo, abrimos as portas…agora eles decidem entrar…o futuro o dirá!
Terão o nosso apoio incondicional

Resumo dos textos lidos:
    Serviço/proposta; Respeito da vida humana; Solidariedade e partilha; Valor sagrado e religioso; Acolhimento; Responsabilidade; Dignidade


Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.