Avançar para o conteúdo principal

Uma imagem... que faz rezar...

Uma imagem vale mais que mil palavras...
O que estará  a fazer esta criança?
Apenas a imitar? 
 Mesmo que seja imitar esta criança aceita e abraça para si toda a simbologia do prostrar-se em terra, do tornar-se pequeno diante de Deus e dos Homens, do assumir a condição de servo...
Mesmo que seja imitar o que ainda não entende, esta criança olha aqueles jovens prostrados e certamente se interroga: porquê? Para quê?
Mesmo que seja imitar, ela ensina e transmite-nos que não precisamos de muitas palavras, mas de gestos desavergonhados e destemidos que assombrem outros olhos e os despertem para o mistério do dom e da vida.
Mesmo que seja imitar, esta criança rompe com o normal, quebra o estabelecido, cria um novo paradigma: quando o espírito não está impregnado de preconceitos irracionais, de tradições ocas, de sentimentos falsos… há algo que irrompe e cria em nós estupor, admiração…
Não é isto que esta imagem nos causa? 
P.e Francisco Miguel

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.