Avançar para o conteúdo principal

Um blogue para pensar ou fazer pensar...


Um blogue para pensar ou fazer pensar...
Este é um projecto da Equipa Arciprestal de Pastoral Familiar de Vila Nova de Famalicão.
Pensar a família não é para nós apenas um desafio. É sobretudo uma tarefa, uma missão que decorre de Cristo, do seu Evangelho (da sua Palavra) e da Igreja.

No Porto, na sua homilia, Bento XVI dizia-nos: "Nada impomos, mas sempre propomos, como Pedro «[…]prontos sempre a responder a quem quer que seja sobre a razão da esperança que há em vós» (1 Ped 3, 15). E todos afinal no-la pedem, mesmo quem pareça que não. Por experiência própria e comum, bem sabemos que é por Jesus que todos esperam."
E continuava, dizendo: se a certeza de que Jesus está sempre connosco "nos consola e tranquiliza, não nos dispensa de ir ao encontro dos outros. Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro: seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo, que aliás só pode ser missionária, no movimento expansivo do Espírito."

Poderemos nós ficar indiferentes, apáticos, felizes?
Não teremos nós nada a dizer, a fazer?
Resignar-se ao que já existe ou julgamos ter?
Anular-se perante o que muitos pensam ser coisa do passado?

Na verdade, esta grande tarefa entranha-se nos grandes reptos que a Família hoje atravessa. Nas complexidades e enredos em que se encontra, dizemos à Família um sim ao seu valor inconfundível e insubstituível na sociedade. Com ela e por ela atrevemo-nos a colocar em causa o que somos e convocamos todos a entrarem neste nosso espaço para contribuirmos o melhor que cada um souber pela família.

Utilizar este meio é reconhecer que hoje existem lugares imprescindíveis: outros púlpitos, outros areópagos, outras praças para comunicar e para estabelecer pontes de comunhão e de relação.
As novas tecnologias constituem novas relações. Elas são indispensáveis para promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade, de reflexão e aproximação.

www.pensarafamilia.blogspot.com é um espaço para todos. Porque todos somos família. Porque todos temos família. Porque todos precisamos da família.

Num quadro antropológico, cultural, social e religioso da humanidade alterado, a Igreja não se fecha no seu espaço circunscrito. Ela está pronta para dialogar com todos. Eis-nos aqui.

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.