Você é o melhor estímulo para seus filhos

Os bebés são as manifestações sinceras do amor por parte dos pais e de todo o contexto familiar. O afeto é o motor mais eficaz para o desenvolvimento saudável dos filhos.

Os bebés aprendem muito mais ao interagir com os pais e irmãos do que com qualquer brinquedo. Através do contato, eles reconhecem que são amados e aceites. O afeto que eles recebem é o melhor motor para estimular o seu desenvolvimento e inseri-los nas atividades quotidianas da casa.

Confira 6 ideias para estimular o desenvolvimento de seu bebé:

1
Proporcione um ambiente que desperte a curiosidade do bebé, com objetos seguros, simples e variados para ele explorar. Não é preciso ter nenhum brinquedo especial para estimular as experiências das crianças.
Getty Images 
 
2
Use objetos de diferentes cores e texturas ou coisas que os bebés possam agitar e que emitam sons. Evite saturar o espaço com muitos estímulos. Poucos, mas bem escolhidos serão o suficiente. 
Getty Images 
 
3
Seja paciente e dê ao bebé a oportunidade para responder – ao tempo dele – quando você lhe apresentar um estímulo. Lembre-se que os bebés reagem mais lentamente que os adultos. 
Getty Images 
 
4
Seja receptivo aos sinais que o bebé manda, a fim de equilibrar o tipo, a intensidade e a quantidade de estímulos de acordo com a necessidade de cada um.
Getty Images 
 
5
Aproveite o tempo em que as crianças se mostram abertas a brincar, interagir e receber estímulos. Exemplos: durante as refeições ou nos banhos. 
Getty Images 
 
6
As brincadeiras não devem levar muito tempo, pois, geralmente, os bebés prestam atenção em uma atividade por breves períodos. 
Getty Images

Responder às solicitações dos bebés vai fazê-los ver que suas necessidades podem ser satisfeitas. Isso fará com que eles se sintam confiantes e seguros. Lembre-se de que cada criança é única, por isso é tão importante que você descubra as preferências de seu filho e permita que ele dirija a brincadeira.
Você também deve adaptar os estímulos de acordo com o nível de desenvolvimento dos bebés, de modo que você ajude na aprendizagem sem forçar uma maturidade precoce. O segredo está nas experiências que proporcionem um equilíbrio entre desafio e apoio.
É conveniente que você conheça quais são as etapas de desenvolvimento que seu filho deve atingir de acordo com a idade. A partir disso, proponha atividades específicas que permitam o sucesso em cada uma dessas etapas. Por exemplo: se você notar que seu filho está aprendendo a virar na cama e ficar de bruços, coloque um objeto ao lado dele, para estimulá-lo a virar.
Geralmente, quando alguma coisa chama a atenção das crianças, elas tendem a responder, sorrir e se animar. Por outro lado, quando um estímulo não as interessa, é muito intenso ou quando elas estão cansadas, as crianças se afastam, se mostram inquietas e distraídas e é comum que comecem a chorar e a ficar mais irritadas ou sensíveis. 


Por Javier Fiz Pérez | Jun 13, 2018 

ALETEIA 

Comentários