Avançar para o conteúdo principal

Matrimónio cristão: «O problema, o mistério e a profecia»



Matrimónio Cristão: «O problema, o mistério e a profecia»

1. O PROBLEMA

1.1. Os bens do matrimónio
- O bem da fidelidade
- O bem dos filhos
- O bem do Sacramento

1.2. As propostas de uma nova normalidade
- A ruptura da "aliança"
- O inverno demográfico e a procriação "artificial"
- Da celebração religiosa à civil e, em seguida, a união de facto.

2. O MISTÉRIO (Ef 5,32)

2.1. O matrimónio em ordem à criação
- "Não é conveniente que o homem esteja só" (Gn 2,18)
- A voz dos Profetas
- O Cântico mais belo

2.2. Matrimónio no Senhor - "O que Deus uniu, não o separe o homem" (Mt 19,6) - "Não têm vinho!" (cf. Jn 2, 1-11) - "Como Cristo amou a Igreja" (Ef 5,25)

3. A PROFECIA

3.1. As três funções de Cristo e a tríplice missão da família - Missão evangelizadora - Missão celebrativa - Missão libertadora

3.2. As três funções da profecia - Anunciar os valores do amor e da vida - Denunciar a cultura da morte - Renunciar ao egoísmo.

José-Román Flecha Andrés
Braga, 20. 1. 2012

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.

Um cristão não pode dizer “sou contra homossexuais”

Convém recordar que Jesus Cristo está depois do Antigo Testamento e que, na sua passagem pela terra, deu sempre lugar de destaque às prostitutas, sobretudo a Maria Madalena. E, já agora, não será Mateus 19:12 uma aceitação da naturalidade da homossexualidade? “Alguns eunucos são assim porque nasceram assim”.