Avançar para o conteúdo principal

O amor é um acto de vontade

Aqui, no Perú, tive e irá ter muitas experiências transformadoras e extraordinárias. Uma delas foi sem dúvida viver em comunidade. Foi o concretizar de um sonho.
Eu sempre soube que era possível viver em comunidade ou família sem violência. Sempre que o afirmava como um sonho possível para mim, sorriam como quem me dizia: “boa sorte com isso”. Agora vivo-o.

Não há truques de magia que não a vontade. Não, lamento informar, ainda não inventaram um tango que se baile sozinho. Então sim para que uma família ou comunidade funcione temos de caminhar lado a lado em conjunto e falar o que sentimos o que queremos. Existem dias difíceis. Cliché ou não. Acreditem ou não. Encontramo-nos no meio. Eu sei as minhas inseguranças. Conheço os filmes que faço na minha cabeça. Sei da minha ansiedade, do meu medo e do quanto eu detesto mudar de planos. Tento tirá-los da equação para juntas, vendo para lá das nossas imperfeições, cheguemos a um lugar onde somos simplesmente nós. Onde ela é. Eu sou. E em conjunto somos. Nos adaptamos, evoluímos e somos em conjunto. Nunca duvidem que apenas o somos porque nos permitimos ser. Porque temos vontade de o ser. Porque nos amamos e nos suportamos com paciência e bom humor.

Tentar de alguma maneira despidos de nós encontrarmo-nos no meio. E o meio é bom. Eu era de extremos mas agora em certas ocasiões comecei a gostar do meio. Porque estar e encontrar este meio-termo fez-me limpar feridas, curar-me, ser mulher e evoluir. Estar no meio é ao contrário do que pensei estar fora da minha zona de conforto. É experimentar coisas diferentes, opções diferentes. É crescer abandonando o medo de nos perder. Talvez tenha perdido muitas coisas. Mas no final descobri que afinal não precisava assim tanto dessas coisas. Eu que sou demasiado agarrada a pessoas e a coisas aprendi a partilhar. Aprendi que nada é meu. Aprendi que tudo é nosso, que tudo quanto sou e quanto tenho pode ser partilhado aos outros e com os outros. Ele deixou de ter coisas para usá-las. Não há nada mesmo nada que tenho que não possa partilhar. Não preciso nada além de amor para ser feliz. Não preciso nada além de dar e receber amor para ser feliz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta ao meu marido nesta fase complicada do casamento

A nossa vida é complicada neste momento, não é? Nós não queremos que seja. Mas neste momento é. Trabalhamos para ser pagos para pagarmos contas e parece que há sempre mais meses do que dinheiro. Temos duas pessoas muito pequeninas que parecem nossos chefes, enquanto nos esforçamos por manter o controlo. Somos empurrados de tantas maneiras que, por vezes, damos por nós e estamos em lados opostos. Acabamos por discutir. Discutimos sobre as decisões parentais e também sobre “quem é a vez de trocar a fralda”. Discutimos sobre dinheiro e sobre as vezes que escolhemos ir almoçar fora na semana passada. Discutimos sobre a roupa para lavar e passar e sobre a limpeza da casa. Discutimos sobre coisas estúpidas que, eventualmente, acabamos por nos desviar do tema e discutimos sobre outras coisas à mistura.

Dia dos Avós - Oração

Poemas para o Dia da Mulher

Mulheres Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.