Avançar para o conteúdo principal

Quaresma em Família - I Domingo


Jesus soube resistir de forma bastante inteligente a todo o tipo de tentações. Porque? Porque estava preparado, porque sabia como resistir e que respostas dar as mesmas. E nos?
Sabemos identificar as tentações as quais não resistimos diariamente? Sabemos o antídoto para lhes resistirmos? Conhecemos suficientemente a Palavra de Deus para encontrarmos a solução para esses problemas? Façamos um pequeno jogo em família: sentados em volta da mesa, esse lugar de união, cada qual procure identificar algum erro de quem fica à sua frente. O que ajudaria o outro a ser melhor no seu dia-a-dia? Que pequenas idolatrias – maus hábitos, vícios, excessos, omissões – tem o meu irmão, que fazem parecer que nem sempre se lembra do verdadeiro Deus?



DESERTO
Se me adentro nele,
a imensidade e o silêncio
me envolverão...
desaparecerão medos e barreiras 

e poderei aceder e permanecer 
no mais íntimo de mim
em paz.

Começarei uma nova aventura 
encontrar-me-ei contigo jejuarei
e caminharei com gozo

ainda que me perca
entre as suas monótonas dunas.

Lugar de prova e experiência,
de presença e encontro contigo: 

isso é o deserto
quando os olhos se mantêm fixos 

 naquele que abriu caminho
e cruzou a fronteira primeiro 


Florentino Ulibarri

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.