Quaresma em Família - I Domingo


Jesus soube resistir de forma bastante inteligente a todo o tipo de tentações. Porque? Porque estava preparado, porque sabia como resistir e que respostas dar as mesmas. E nos?
Sabemos identificar as tentações as quais não resistimos diariamente? Sabemos o antídoto para lhes resistirmos? Conhecemos suficientemente a Palavra de Deus para encontrarmos a solução para esses problemas? Façamos um pequeno jogo em família: sentados em volta da mesa, esse lugar de união, cada qual procure identificar algum erro de quem fica à sua frente. O que ajudaria o outro a ser melhor no seu dia-a-dia? Que pequenas idolatrias – maus hábitos, vícios, excessos, omissões – tem o meu irmão, que fazem parecer que nem sempre se lembra do verdadeiro Deus?



DESERTO
Se me adentro nele,
a imensidade e o silêncio
me envolverão...
desaparecerão medos e barreiras 

e poderei aceder e permanecer 
no mais íntimo de mim
em paz.

Começarei uma nova aventura 
encontrar-me-ei contigo jejuarei
e caminharei com gozo

ainda que me perca
entre as suas monótonas dunas.

Lugar de prova e experiência,
de presença e encontro contigo: 

isso é o deserto
quando os olhos se mantêm fixos 

 naquele que abriu caminho
e cruzou a fronteira primeiro 


Florentino Ulibarri

Comentários