Eduquem-se os Pais!

A parentalidade é sem dúvida uma grande aventura…uma montanha russa de emoções, angustias, trabalho e muito retorno. Mas na maioria dos casos, quem decide “comprar o bilhete” e entrar no “carrossel” esquecesse que há riscos e principalmente que a viagem deve ser feita com segurança e muita responsabilidade.

Todos os dias somos bombardeados por notícias trágicas e infelizes que colocam em causa o desenvolvimento das nossas crianças e em última instância a sua VIDA. Eu pergunto-me, numa sociedade tão democrática e critica, será que nem vê que o problema está essencialmente nas famílias e nos pais. SIM, SER PAI/MÃE é ser responsável pelos nossos filhos. As escolas, as instituições estão e devem apoiar, não substituir o papel dos pais.
A escola pública vai aumentar o tempo não lectivo e logo se levantam vozes contra esta medida, com argumentos que os filhos devem passar mais tempo com os pais, que não é de todo uma medida em prol das famílias. DESCULPEM????? O Governo está a oferecer um serviço que actualmente só as famílias com recursos financeiros pode usufruir, colocando os seus filhos em actividades pagas no âmbito particular. Não está de todo a tornar “obrigatório” a permanência das crianças em contexto escolar. A decisão é da família, e a família é soberana. Quem quer passar tempo com os filhos, não é “beliscado” por esta medida. Haja vontade das famílias estarem com os filhos.
Nos casos, dramáticos que infelizmente surgem, discute-se a “incompetência” das Instituições que não evitaram tantas catástrofes, mas esquece-se o debate da origem. Das famílias que tem o DEVER de proteger as suas crianças e simplesmente negligenciam imensas situações. A intervenção deve começar ai, e a responsabilização também. Disponibilizam-se recursos materiais (subsídios, apoios etc)…mas não há recursos humanos que ensinem muitos pais a serem pais, que os responsabilizem e principalmente que os eduquem. Um professor, uma educadora que assiste a uma criança que não tem cuidados de higiene ou alimentares e questiona a família arrisca-se a ser insultada e mal tratada. Antes de ser dar recursos financeiros aleatoriamente, ensine-se a usá-los, a perceber que cuidar é uma função dos pais, não é da escola, não é do hospital, não é das instituições…é da FAMILIA…!
Eduquem-se os pais e responsabilizem-se, pois não há, nem nunca existirá nenhuma outra estrutura mais importante e fundamental no crescimento das crianças…só pode dar Amor quem recebeu Amor!

Imagem@thinkstock

Comentários