Não sei ser feliz por ti! Posso ser feliz contigo?

Não conseguimos ser felizes pelos outros. É uma verdade pequenina. Que se entala entre muitas outras verdades maiores e com mais impacto na vida de cada um.
No entanto, não deixa de ser uma verdade importante. Ainda não conseguimos ser felizes pelos outros. Não. Não se trata de ser feliz em vez do outro. De viver uma alegria que não nos pertence. Trata-se, isso sim, de aprender a viver uma alegria com o outro. A alegria é uma coisa séria que se confunde, inúmeras vezes, com um motivo para rir. Também não é disso que se trata. A alegria é uma nuvem com flores que se nos plantam pelo corpo todo. Pela alma toda. Não nos sobra cantinho nenhum com espinhos ou folhas secas. É sempre Primavera para quem vive da alegria. Não quero, ainda assim, desviar-me da rota que me trouxe aqui. E essa é uma rota que pode fazer doer ou, até, incomodar.

Não conseguimos ser felizes pelos outros. Conseguimos dizer “ estou feliz por ti” quase sempre sem verdade nenhuma. É quase como se disséssemos: estou feliz pelo que te aconteceu ainda que não perceba absolutamente nada do significado que isso possa ter para ti. Bastante mais complicado do que parecia, não?! Sim. É difícil guardar a alegria de alguém como se fosse nossa porque, na verdade, não nos pertence. O que não é nosso é feito de longe e de escuro e preferimos, até, ter sempre pouco que ver com isso. Às vezes, é-nos mais viável simpatizar com a dor de quem está por perto. Há algo de muito universal em todas as dores: é impossível não saber do que se trata. Na alegria, não. Estou feliz pelo meu irmão mas gostava que a alegria dele fosse a minha. Estou feliz pelo meu irmão mas agora é a minha vez de falar sobre os meus dramas e as minhas histórias. Estou feliz pelo meu amigo mas agora não tenho tempo para estar contente porque são imensas as minhas preocupações. Que raio de irmãos e amigos somos nós que não nos demitimos das frases feitas?! Que raio de irmãos e amigos somos nós que não podemos perder tempo com a alegria de quem é nosso?!

Ainda nos falta aprender tudo. Falta aprender a estar feliz com o outro porque lhe reconhecemos valor e significado. Falta aprender a estar feliz com o outro sem colocar as nossas mágoas em primeiro lugar. Falta aprender a estar feliz com outro, ainda que as razões da sua alegria não sejam as nossas. Ou então vale a pena dizer a quem connosco partilha os dias: Não sei ser feliz por ti. Posso ser feliz contigo?

Maria Arrais

Comentários