Avançar para o conteúdo principal

“Sem a Sagrada Eucaristia não há vida divina dentro da família”, afirma Cardeal Pengo

Os Bispos da Tanzânia, reunidos no Simpósio Eucarístico celebrado no Centro Msimbazi na Arquidiocese de Dar es Salaam, pediram às famílias fomentar a Devoção Eucarística nos lares como meio eficaz para obter a estabilidade familiar e a evangelização contínua.
O lema do Simpósio esteve dedicado a este tema e os prelados reiteraram o chamado, uma das chaves da Nova Evangelização.
 "A evangelização na família é uma continuação do trabalho missionário, assim, em preparação para o 150º aniversário da evangelização na Tanzânia no próximo ano, cada um de vocês deve participar plenamente", exortou o Cardeal Policarpo Pengo, Arcebispo de Dar es Salaam. Isto permitirá que as celebrações das conquistas dos antecessores se convertam na celebração do êxito da evangelização no presente. "Sem a Sagrada Eucaristia não há vida divina dentro da família", enfatizou.
Os prelados do país concordaram em realizar um Simpósio Eucarístico a cada três anos, destinando a Diocese de Zanzibar como anfitriã do Simpósio a celebrar-se em junho de 2019. Da mesma maneira, os Bispos decidiram que cada Diocese consagre Capelas de Adoração Perpétua em todas as regiões e onde se possa adorar ao Santíssimo Sacramento às 24 horas do dia e estabelecer que todas as paróquias destinem um tempo de Adoração Eucarística ao menos uma vez por semana na qual possam participar as famílias.
Estas decisões foram tomadas "para iniciar a devoção à Sagrada Eucaristia nas famílias" e promover a oração "pela estabilidade familiar, bênçãos e a evangelização", anunciou o Cardeal Pengo. "A Igreja deve comprometer-se a promover as crianças e entretê-las para serem bons cristãos que conhecem o significado da Sagrada Eucaristia e que sejam capazes de reconhecer o papel da Sagrada Eucaristia em suas vidas. As famílias e as paróquias devem converter-se em centros de catecismo e doutrina contínua da Sagrada Eucaristia para seus filhos". (EPC)
 

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.