Avançar para o conteúdo principal

I Dia Mundial dos Pobres: Subsídio Pastoral

Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização preparou um conjunto de subsídios que inclui a mensagem do Papa, três Lectio Divina e duas Vigílias de Oração.


O Papa decidiu em 2016 instituir um “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, celebrado no penúltimo Domingo do ano litúrgico, este ano a 19 de Novembro.
A celebração foi inspirada no Ano Santo da Misericórdia, concluído em Novembro de 2016, e particularmente no Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente, que se celebrou no Vaticano a 13 de Novembro do mesmo ano.
Nesse dia foram fechadas as Portas Santas em todas as catedrais e santuários do mundo.
Na carta apostólica Misericórdia e mísera”, o Papa Francisco referiu que o Dia Mundial dos Pobres deve ser “um sinal concreto” do Ano Santo extraordinário.
Papa assinalar o dia, o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização preparou um conjunto de subsídios que inclui a mensagem do Papa, três Lectio Divina e duas Vigílias de Oração. Pode descarregar o documento aqui.

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.