Avançar para o conteúdo principal

Quaresma em Família 2017



A dinâmica em casa consiste em criar um tempo de oração e conversão em família. Assim, cada família da comunidade é convidada a criar um Cantinho Mariano de Oração. Aí a família poderá reunir-se em oração, tal como Maria fez com os discípulos no Cenáculo.

A oração poderá começar com o acender de uma vela, invocar o dom da presença do Espírito Santo, e rezar/meditar a partir da proposta do livro Rezar na Quaresma (Edições Salesianas, 2017).

Posto isto, criar um breve tempo de silêncio, para acolher com a docilidade e calma de Maria a Palavra escutada e meditada, e aí cada um poder realizar um exame de consciência, ora pessoal, ora familiar, com a
ajuda do esquema anteriormente proposto. Como seria bom que esta oração fosse feita em família!

Depois deste momento, o compromisso trazido da catequese é colocado debaixo da imagem de Maria. A ela con amos as nossas dores e esperanças. Com ela e por ela nós queremos chegar à paz de coração que vem de seu Filho Jesus.
Este tempo de oração termina com a seguinte oração a Maria:


À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. 
Não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,

ó virgem gloriosa e bendita. Amém 

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.

Oração de ação de graças a Deus pelo dom da Família -