Avançar para o conteúdo principal

Rezar em Família no Advento - IV Domingo

4.ª SEMANA DO ADVENTO

CONTEMPLAR A ALEGRIA DO EVANGELHO
“Será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’”

ITINERÁRIO SIMBÓLICO
Atitude mariana: Silêncio de intimidade

ORAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Amém!

P. Com Maria e José, oremos ao Senhor!

R. Neste Natal, Ele nos dê a alegria do Seu amor!

P. Nesta quarta semana do Advento, pensamos em Maria e José e nos preparativos para o nascimento de Jesus, em Belém, que significa precisamente «a Casa do Pão». Pensamos nas dificuldades de uma família pobre e simples. Pensamos nos casais mais novos, que estão a dar os primeiros passos na construção de uma família. Todos têm sonhos e dificuldades, como São José, o esposo da Virgem Maria. Diz o Evangelho, a respeito de um certo momento, em que São José não compreendia o que se estava a passar:


LEITURA BÍBLICA
“Eis que o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, lho de David, não temas receber Maria, tua esposa»” (Mt 1,20).

P. E mais tarde, quando Herodes pretendia matar o Menino, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:

LEITURA BÍBLICA
“Levanta-te e foge para o Egito e ca lá até que eu te avise” (Mt 2,13).

P. Como o Papa Francisco faz, deixemos debaixo da imagem de São José um pedido, uma oração. Rezemos a Emanuel, Deus connosco, para que as nossas famílias enfrentem com coragem as dificuldades. Rezemos sobretudo pelos refugiados, para que encontrem países e famílias que os acolham. Rezemos para que as nossas famílias se tornem berços de esperança, para o mundo.

PAI-NOSSO
10 AVE-MARIAS
GLÓRIA

P. São José, Esposo de Maria!

R. Rogai por nós!

P. Bendigamos ao Senhor!

R. Neste Natal, Ele nos dê a alegria do Seu amor!

CONSTRUÇÃO DA CASA

Colocar a porta - Colocar a imagem de S. José dentro da Casa

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.

Oração de ação de graças a Deus pelo dom da Família -