Crianças mais generosas

O sucesso depende, mais do que nunca, de saber colaborar com os outros, por isso é fundamental educar crianças empáticas e socialmente conscientes. Segundo a revista online “Pazes”, investigadores de Harvard chegaram aos seguintes cinco conselhos para ensinar os mais novos, desde cedo, a serem mais generosos e altruístas.

1. Passe tempo com os seus filhos
Essa parece ser a base de tudo. Quando as crianças são tratadas com respeito e amor, tendem a aprender a respeitar e a importar-se mais com o próximo. Converse, faça perguntas, escute as respostas com interesse, planeie programas divertidos para fazerem juntos… Uma criança que se sente amada já tem meio caminho andado.

2. Dê o exemplo
As crianças aprendem a ter comportamentos éticos e morais, observando o comportamento dos pais e de outros adultos que respeitam. Preste atenção ao seu comportamento.
Está a viver da maneira honesta, ética e generosa que deseja? Está a saber resolver os seus conflitos com tranquilidade? Ninguém é perfeito, por isso é muito importante dar o exemplo também reconhecendo os erros e sendo humilde. Errou? Admita e procure melhorar.

3. Elogie a generosidade
As crianças precisam de ouvir, com frequência, que a felicidade dos outros é tão importante como a sua, que temos de fazer a coisa certa mesmo quando é mais difícil, que devemos honrar os nossos compromissos, ser justos… Encoraje os seus filhos a tomarem decisões guiadas por estes princípios e quando tal acontece não hesite em elogiá-los.

4. Promova a gratidão
Vários estudos mostram que quem reconhece as coisas boas da sua vida é muito mais feliz, mas o “músculo” da gratidão tem que ser exercitado para ficar forte. Encoraje as crianças a expressarem gratidão no seu dia a dia, pelas coisas aparentemente mais pequenas da sua vida, como uma refeição especial, um novo amigo, uma ida ao parque, uma ajuda nos trabalhos de casa.

5. Ensine-os a verem além da sua realidade
A maioria das crianças importa-se com a sua família e amigos. O desafio é fazer com que desenvolvam empatia em relação a alguém fora do seu círculo social. Converse sobre notícias do mundo, sobre as dificuldades de pessoas que moram longe ou apenas sobre pessoas diferentes da sua família.

Estes conselhos fazem parte do projeto Making Care Common.


In: http://www.paisefilhos.pt/index.php/destaque/8642

Comentários