Aqueles que ninguém quer escutar

Há pessoas que não têm quem as oiça… Esta ausência de amor não é tristeza, é algo bem mais profundo.
No mundo de hoje estamos cada vez mais fechados e julgamo-nos confortáveis nesse nosso comodismo. Chegamos mesmo a pensar que os problemas do mundo acabam quando desligamos a televisão. Esta ilusão de que comandamos a realidade, dá-nos a falsa convicção de que são os outros que precisam de nos ouvir, e não nós a eles.
É preciso lutar muito para que cada um de nós seja capaz de se evadir da prisão onde está só.

Em qualquer caso, não basta ouvir, é preciso aprender a escutar o outro, nos seus espaços, tempos e modos. Com humildade, aprender com ele...valorizá-lo ao ponto de reconhecer, nos sucessos e fracassos, possibilidades de nos enriquecer.
E importa mais ainda escutar quando não há palavras. Os silêncios íntimos enchem-se de luz quando são partilhados, quando alguém está ali, connosco. Juntos. Unidos na presença. Uma partilha do mesmo espaço, do mesmo tempo e do mesmo modo de dizer o que se pensa e sente...um silêncio pleno de emoção e verdade que a ninguém deixa indiferente. Por vezes, os amigos, mesmo os que já morreram, parecem não estar, mas estão. Sempre de forma consistente e autêntica, estão e são. São o que somos, porque querem ser connosco... o mesmo que nós.

Há quem nos consiga escutar, sendo capaz de o fazer sem se aborrecer. Sem sequer nos interromper para nos contar os seus problemas, medos e angústias. A estes, nenhum elogio é bastante! Mas, por vezes… estes são aqueles que ninguém quer escutar.

Veja aqui o original

Comentários