Papa telefona para coordenador de um projeto para separados ou divorciados



No último sábado, o Papa Francisco telefonou para o diácono Paolo Tassinari, coordenador do projeto “O anel perdido”, da Diocese de Fossano, Itália, vinculado à pastoral das pessoas separadas ou divorciadas. A notícia do jornal da diocese “La Fedeltà”, citado pela Sir, explica que o telefonema do Papa aconteceu depois que algumas pessoas do grupo enviaram uma carta ao Pontífice. 
O Papa, relata Tassinari, “pediu para falar sobre as iniciativas do projeto diocesano com as pessoas separadas ou divorciadas, ou em nova união, demonstrando ter na mão a carta que o grupo tinha escrito e me incentivando a continuar o caminho”. Ele então convidou o grupo para uma audiência no Vaticano. “Depois do telefonema – diz o diácono – eu disse para o meu filho: “Era o Papa! E comecei a chorar! Mesmo agora, depois de vários dias, eu mal posso acreditar que o Papa Francisco quis dedicar um pouquinho de seu tempo para perguntar sobre o nosso pequeno projeto, mas seu gesto é mais um que demonstra o afeto e a estima que o bispo de Roma nutre pela ‘periferia’ do ser humano, como a de alguém que vive ou viveu o fracasso de seu casamento”.
Na carta escrita a Bergoglio, o grupo recorda o abandono que “na separação sofreram, a traição, o desmembramento das famílias, o colapso dos valores mais profundos que acreditavam, a perda de identidade e de toda a segurança, a confiança em Deus e às vezes a fé. Neste contexto traumático, a Igreja tem provado, geralmente, ser indiferente, ou mesmo hostil, e Deus parece distante e indiferente”. 
Até que chegou na cidade de Fossano, onde Deus se fez homem entre os homens feridos pela separação, o grupo ‘O anel perdido’, projeto diocesano ativo desde 2009. Essas pessoas – diz a carta – “abriram as portas das igrejas para que participássemos de missas e celebrações onde reencontramos um lugar e um sentido dentro da Igreja; nos acolheram fraternalmente e medicaram nossas feridas. 

in https://pt.zenit.org/articles/papa-telefona-para-coordenador-de-um-projeto-para-separados-ou-divorciados/

Comentários