Avançar para o conteúdo principal

Uma criança comove o sínodo: o menino que dividiu a hóstia com seu pai, que é divorciado recasado

O papa Francisco e os 270 padres sinodais ouviram com emoção, na Sala do Sínodo, a história relatada por um bispo que celebrou uma missa de primeira comunhão numa paróquia: um menino foi até o altar para receber na mão a hóstia consagrada e, por iniciativa própria, partiu-a em duas partes, dando a metade ao pai que o acompanhava, mas que, sendo divorciado e tendo se casado pela segunda vez, não podia receber a comunhão.
O episódio evoca o sofrimento dos católicos em situações irregulares que os impedem de receber sacramentos e mostra que os “filhos do divórcio”, percentual considerável das crianças de hoje, não aceitam a exclusão dos seus pais desta dimensão central da vida cristã.

De fato, muitas dessas crianças não continuam o seu caminho de fé na Igreja precisamente porque veem como uma injustiça a exclusão do pai ou da mãe divorciado e recasado. Este é um dos desafios que o sínodo sobre a família está enfrentando. Alguns padres sinodais, como destacou o porta-voz do sínodo para o idioma alemão, Bernard Hagenkord, tomaram partido “em defesa da doutrina católica atual, reiterando o ensinamento da Igreja sobre o casamento e argumentando que ninguém tem a autoridade de ‘mudar a Palavra de Deus’. Muitos outros, no entanto, disseram que, ao seguir o caminho de Jesus, a Igreja não pode excluir ninguém permanentemente dos sacramentos. Esta posição contou com representação mais numerosa na sala do sínodo: os seus promotores não dominam a discussão, mas são notáveis”. O porta-voz para a língua alemã definiu o debate em andamento como “construtivo e de alta qualidade”.
Entre as possíveis soluções, foi proposto que a admissão de divorciados recasados aos sacramentos seja decidida “caso a caso”.

“Estou impressionado com a riqueza das propostas práticas em termos de ajuda aos casais e de preparação para o matrimónio”, declarou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

in
http://pt.aleteia.org/2015/10/19/uma-crianca-comove-o-sinodo-o-menino-que-dividiu-a-hostia-com-seu-pai-que-e-divorciado-recasado/

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Mais de 46 pares de noivos preparam matrimónio em Famalicão

Iniciaram a sua preparação para o casamento no passado domingo, dia 15 de abril, no Centro Social e Paroquial de Ribeirão, 46 pares de noivos, sob a orientação de uma equipa de seis casais oriundos das paróquias de Esmeriz, Fradelos, Lousado e Ribeirão, bem como do assistente deste CPM, o padre António Machado, pároco das freguesias de Fradelos e de Vilarinho das Cambas. A equipa é coordenada pelo casal Ana Maria Almeida e Adão Manuel Rocha, da paróquia de Ribeirão.

Mãe, obrigado!

Mãe, Tu, Que a partir do momento que aceitaste o dom da vida, Desde da fecundação do teu filho… até hoje, Todas os dias, Ao longo da tua vida, Sempre. Sem nunca deixares de te preocupar, Estiveste sempre ao seu lado.