Avançar para o conteúdo principal

Sínodo da Família: o cardeal Baldisseri o apresenta à imprensa

Começa neste domingo. Participam 270 padres sinodais e cerca de 70 especialistas e auditores.
O secretário geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou nesta sexta-feira, na sala de imprensa da Santa Sé, algumas informações sobre o sínodo que se realizará no Vaticano de 4 a 25 de outubro sobre a família.
Neste sábado, o santo padre Francisco, os bispos e os católicos do mundo inteiro fazem a vigília de oração. Ao entardecer, na Praça de São Pedro, “resplandecerá a beleza da família através das velas acesas”, disse o cardeal Baldisseri, acrescentando que, no domingo, 4, a santa missa abrirá a assembleia geral ordinária do sínodo sobre “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Os fiéis de todo o mundo poderão unir-se ao caminho conjunto dos seus pastores “cum Petro et sub Petro”.

“O sínodo tem que ser um espaço protegido, para que o Espírito Santo possa agir e os padres tenham a liberdade de se expressar com parresia”.
No final do sínodo, em 24 de outubro, será apresentado o texto definitivo da Relatio finalis, que, na mesma tarde, será submetida à votação. Uma vez votada, “em conformidade com a natureza do sínodo, fruto do trabalho colegial dos Padres”, a Relatio finalis “será entregue ao Santo Padre, a quem competem as decisões”.
Participarão 270 padres sinodais, sendo 74 cardeais, entre eles um patriarca cardeal e dois arcebispos maiores, além de 6 patriarcas, 1 arcebispo maior, 73 arcebispos (dos quais 3 titulares), 102 bispos (dos quais 6 auxiliares), 3 vigários apostólicos e um emérito, 2 párocos e 13 religiosos. Farão parte, ainda, 24 especialistas ou colaboradores do secretário especial, dos quais 18 são pais ou mães, representando as famílias; 51 são auditores ou auditoras e 14 são delegados fraternos.

Os Circuli Minores serão por idiomas: 1 em alemão, 4 em inglês, 3 em espanhol, 2 em italiano e 3 em francês. Durante o sínodo, haverá 39 relações dos Circuli Minores e cerca de 50 padres sinodais falarão na sala de imprensa do Vaticano.

Por Sergio Mora
Cidade do Vaticano, 02 de Outubro de 2015 (ZENIT.org)

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Mais de 46 pares de noivos preparam matrimónio em Famalicão

Iniciaram a sua preparação para o casamento no passado domingo, dia 15 de abril, no Centro Social e Paroquial de Ribeirão, 46 pares de noivos, sob a orientação de uma equipa de seis casais oriundos das paróquias de Esmeriz, Fradelos, Lousado e Ribeirão, bem como do assistente deste CPM, o padre António Machado, pároco das freguesias de Fradelos e de Vilarinho das Cambas. A equipa é coordenada pelo casal Ana Maria Almeida e Adão Manuel Rocha, da paróquia de Ribeirão.

Mãe, obrigado!

Mãe, Tu, Que a partir do momento que aceitaste o dom da vida, Desde da fecundação do teu filho… até hoje, Todas os dias, Ao longo da tua vida, Sempre. Sem nunca deixares de te preocupar, Estiveste sempre ao seu lado.