Avançar para o conteúdo principal

Rezar pelo Sínodo da Família - Oração pelo Sínodo da Família

Estamos no início do Sínodo dos Bispos pela Família. Todos podemos fazer algo de precioso pelo Sínodo: rezar a Deus e à Sagrada Família.
Aqui deixamos mais uma vez a oração que o Papa Francisco fez para este sínodo. Além disso, apresentamos também algumas preces, as quais podem ser feitas à semana e ao Domingo.
Vamos unir-nos todos em oração.

Oração à Sagrada Família (Do Papa Francisco pela Sínodo dos Bispos)

Jesus, Maria e José, em vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor
e, com confiança, nos voltamos para vós.

Sagrada Família de Nazaré,
fazei com que nossas famílias
sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.


Sagrada Família de Nazaré,
que nas famílias nunca haja violência, fechamento ou divisão,
que os que foram feridos ou escandalizados
sejam consolados e curados.

Sagrada Família de Nazaré,
nós vos suplicamos que, por ocasião do próximo Sínodo dos Bispos,
se reacenda em todos a consciência do caráter sagrado e inviolável da família,
e da sua beleza no projeto de Deus..

Jesus, Maria e José, ouvi e atendei a nossa suplica. Amem!

Oração dos Fiéis* (Pelo Sínodo dos Bispos sobre a Família)

1.     Pelo Sínodo dos bispos sobre a família, para que prevaleça a sabedoria e a misericórdia de Deus nos corações dos seus participantes e os difíceis desafios pastorais da família encontrem caminho na alegria do Evangelho. Oremos irmãos!

2.     Pelas famílias do mundo inteiro; pelos pais, pelos filhos, pelos avós e por todos os restantes membros, para que escutem e acolham com docilidade e generosidade os ensinamentos e os caminhos de evangelização propostos para a família nos nossos dias. Oremos irmãos!

3.     Pelos famílias desfeitas, pelos homens e mulheres divorciados e separados, pelos que vivem em união de facto sem perspetiva nem gosto pelo matrimónio agraciado pela mão protetora de Deus, para que se abram ao dom do Espírito Santo e sintam que a Igreja os ama apesar das suas dificuldades e debilidades como uma mãe ama os seus filhos. Oremos irmãos!



*Estas preces podem ser acrescentadas às do dia do Domingo ou da semana.

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.

Oração de ação de graças a Deus pelo dom da Família -