Avançar para o conteúdo principal

Mãe, sempre Mãe!

A figura da mãe continua a ser o fermento da família e da sociedade. Por vezes, esta tenta muitas vezes descaraterizá-la com o novo e moderno conceito de família. Porém, para os que acreditam numa família coesa, coerente e responsável, a figura da mãe tem como principal projeto de vida a família, como elo de suporte entre os seus membros, a presença e o acompanhamento do percurso desde o nascimento e crescimento dos seus filhos bem como a adaptação às diferentes etapas da vida. 

A mãe continua a ser uma fonte de promoção de valores tais como: o respeito pelo outro, a solidariedade, o direito à diferença e à igualdade, a competência e ao profissionalismo. Em suma, ela congrega uma enorme e abrangente tarefa no seu todo ao Ser Mãe. 
Por isso, 
Ser mãe é ter uma nobre missão. É amar e (re)produzir a semente que mudará sempre este mundo cheio de contradições.
Ser mãe é ser um ser comprometido e empenhado na mudança e na construção de um mundo melhor, onde prolifere a Paz, o Equilíbrio e a Harmonia.
Não é fácil ser mãe. Muito menos é fácil ser mãe no século XXI. É difícil conjugar a família e a carreira. É difícil ser Mãe! O desafio permanente da Mãe é enternecedor e fabuloso, que ela encara com um sorriso, em cada obstáculo, e que tem que ultrapassar. Em cada lágrima que derrama, revê a presença dos Filhos e da Família.
Ser Mãe é um projeto de vida, é um projeto de Amor, que dá significado e dignifica a sua existência.
Parabéns a todas as mães!
Que Deus, neste dia especial, vos encha de todas as bênçãos.

Marta Guimarães
Equipa Arciprestal de Pastoral Familiar

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.