Avançar para o conteúdo principal

Natal em Família, Família em Natal

Natal, palavra mágica para as crianças, palavra de esperança para os adultos. Natal, tempo de alegria e convívio entre as famílias.
Todos os anos, revive-se esta quadra revestida de encanto para uns, mas de tristeza para outros…
Tradicionalmente faz-se as famosas festas em família, reúnem-se todos sob um mesmo teto para comemorar o nascimento de Jesus. O Natal em família representa a união, a reflexão sobre a verdadeira importância de cada um dos membros da família na sociedade, mesmo que muitas vezes existam conflitos familiares, porém eles também fazem parte deste imenso universo onde nascemos e crescemos.
Natal, presépio, pai natal e prendas para todos e sem nos esquecer que não somos nós os aniversariantes, mas sim, o Menino Jesus, que veio ao Mundo para uma total entrega à Humanidade. No entanto, continuamos a oferecer as prendas a nós próprios e aos outros. E ao Menino Jesus? Ao menos ofereçamos uma palavra simples e humilde: um gesto caridoso, uma atitude diferente, um obrigado, em suma, Amor. Um obrigado por tudo o que Ele nos deu e dá, por tudo o que Ele fez e faz por todos nós. Um obrigado pela vida, pelo amor para que se faça com que o calor do coração humano aqueça a terra inteira e aí sim, sinta todos a presença do Deus Menino, todos os dias no íntimo do nosso ser.
Neste Natal, que tanto se fala em crise nos vários setores da nossa sociedade, vamos dar as mãos, vamos ajudar quem mais precisa. Que a palavra Solidariedade, tantas vezes proferida pela nossa boca, não fique somente impressa no papel, mas que entre no coração de cada um de nós, indo ao encontro do universo de todos para vivenciarmos de maneira plena a mensagem do Menino Jesus. Assim, o Natal será mesmo sinónimo de Família, de União, de Aproximação das pessoas, assumindo o verdadeiro espírito de Natal presente nos nossos corações.

A Equipa da Pastoral Familiar do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão deseja a todas as Famílias um Santo Natal revestido de Paz e Bem!

Marta e Alfredo Guimarães
Equipa Arciprestal de Pastoral Familiar

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.