Avançar para o conteúdo principal

Cuidar da família também é uma forma de trabalhar na vinha do Senhor



Antes de rezar a tradicional oração mariana do Angelus com os fiéis presentes na Praça de São Pedro, neste domingo (5), o Papa Francisco falou que cuidar da família também é uma forma de trabalhar na vinha do Senhor. Apesentamos as palavras do Papa na íntegra:


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Nesta manhã, com a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, inauguramos a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os padres sinodais provenientes de toda parte do mundo, junto comigo, viverão duas intensas semanas de escuta e de diálogo, fecundados pela oração, sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Hoje, a Palavra de Deus apresenta a imagem da vinha como símbolo do povo que o Senhor escolheu. Como uma vinha, o povo requer tanto cuidado, requer um amor paciente e fiel. Assim faz Deus conosco, e assim somos chamados a fazer nós Pastores. Também cuidar da família é um modo de trabalhar na vinha do Senhor, para que produza os frutos do Reino de Deus (cfr Mt 21, 33-43).

Mas para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja alimentada pela Palavra de Deus. Por isto é uma feliz coincidência que justamente hoje os nossos irmãos Paulinos tenham desejado fazer uma grande distribuição da Bíblia, aqui na Praça e em tantos outros lugares. Agradeçamos aos nossos irmãos Paulinos! Fazem isso em ocasião do centenário de sua fundação, por parte do beato Tiago Alberione, grande apóstolo da comunicação. Então hoje, enquanto se abre o Sínodo para a família, com a ajuda dos Paulinos podemos dizer: uma Bíblia em cada família! “Mas, padre, nós temos duas, três…”. Mas onde vocês as esconderam?…  A Bíblia não é para ser colocada em uma prateleira, mas para tê-la em mãos, para lê-la sempre, todos os dias, seja individualmente seja juntos, marido e mulher, pais e filhos, talvez à noite, especialmente aos domingos. Assim, a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus!
 Convido todos a apoiarem os trabalhos do Sínodo com a oração, invocando a materna intercessão da Virgem Maria. Neste momento, associamo-nos espiritualmente a quantos, no Santuário de Pompeia, elevam a tradicional “Súplica” à Nossa Senhora do Rosário. Que obtenha a paz, às famílias e ao mundo inteiro! 

CIDADE DO VATICANO, 05 de Outubro de 2014 (Zenit.org)

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Oração de Consoada 2017

Maria de Nazaré, Contigo cantamos as maravilhas de Deus. A tua espera, hoje nos enche de alegria! Com ela aprendemos o prazer de esperar... e por meio dela vivemos agora habitados pelo infinito...
José, filho de David, A tua espera, hoje surpreende-nos... Estamos maravilhados, porque Deus Entra no nossa vida e na nossa história Para nos oferecer a esperança da vida eterna.
Jesus, Deus connosco, O desejo de ti, faz-nos hoje experimentar a tua presença viva, simples e dócil. Sentado à nossa mesa, convives connosco nesta noite E nos interpelas com a tua ternura.
Sagrada família de Nazaré, Neste Natal, faz-nos sair ao encontro Dos rostos concretos daqueles que mais precisam. Não nos deixes acomodar diante desta mesa rica, Mas interpela-nos diante da pobreza e da injustiça.
Deus, Pai nosso, Abençoa-nos e abençoa estes alimentos Que em família reunida tomamos. Mas não nos deixes cair na tentação da indiferença. Dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Amen!

Um cristão não pode dizer “sou contra homossexuais”

Convém recordar que Jesus Cristo está depois do Antigo Testamento e que, na sua passagem pela terra, deu sempre lugar de destaque às prostitutas, sobretudo a Maria Madalena. E, já agora, não será Mateus 19:12 uma aceitação da naturalidade da homossexualidade? “Alguns eunucos são assim porque nasceram assim”.