Avançar para o conteúdo principal

Cuidar da família também é uma forma de trabalhar na vinha do Senhor



Antes de rezar a tradicional oração mariana do Angelus com os fiéis presentes na Praça de São Pedro, neste domingo (5), o Papa Francisco falou que cuidar da família também é uma forma de trabalhar na vinha do Senhor. Apesentamos as palavras do Papa na íntegra:


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Nesta manhã, com a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, inauguramos a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os padres sinodais provenientes de toda parte do mundo, junto comigo, viverão duas intensas semanas de escuta e de diálogo, fecundados pela oração, sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Hoje, a Palavra de Deus apresenta a imagem da vinha como símbolo do povo que o Senhor escolheu. Como uma vinha, o povo requer tanto cuidado, requer um amor paciente e fiel. Assim faz Deus conosco, e assim somos chamados a fazer nós Pastores. Também cuidar da família é um modo de trabalhar na vinha do Senhor, para que produza os frutos do Reino de Deus (cfr Mt 21, 33-43).

Mas para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja alimentada pela Palavra de Deus. Por isto é uma feliz coincidência que justamente hoje os nossos irmãos Paulinos tenham desejado fazer uma grande distribuição da Bíblia, aqui na Praça e em tantos outros lugares. Agradeçamos aos nossos irmãos Paulinos! Fazem isso em ocasião do centenário de sua fundação, por parte do beato Tiago Alberione, grande apóstolo da comunicação. Então hoje, enquanto se abre o Sínodo para a família, com a ajuda dos Paulinos podemos dizer: uma Bíblia em cada família! “Mas, padre, nós temos duas, três…”. Mas onde vocês as esconderam?…  A Bíblia não é para ser colocada em uma prateleira, mas para tê-la em mãos, para lê-la sempre, todos os dias, seja individualmente seja juntos, marido e mulher, pais e filhos, talvez à noite, especialmente aos domingos. Assim, a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus!
 Convido todos a apoiarem os trabalhos do Sínodo com a oração, invocando a materna intercessão da Virgem Maria. Neste momento, associamo-nos espiritualmente a quantos, no Santuário de Pompeia, elevam a tradicional “Súplica” à Nossa Senhora do Rosário. Que obtenha a paz, às famílias e ao mundo inteiro! 

CIDADE DO VATICANO, 05 de Outubro de 2014 (Zenit.org)

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.

Oração de ação de graças a Deus pelo dom da Família -