Solidariedade Familiar - Dia Arquidiocesano da Família (Braga)

Mudança! Conversão! Transformação!

Palavras que tantas vezes usamos ou atitudes que tantas outras vezes exigimos!
 O Papa Francisco tem estimulado e desafiado a Igreja a sair de si mesma e a ser sinal de mudança no meio deste mundo tão cheio de desgastantes contrastes que descaracterizam e desumanizam a pessoa e o seu ambiente vital: a família. Também aqui é pedida atitude, atenção, cuidado, solicitude, vigilância... Numa palavra: Evangelho.
O Dia Arquidiocesano da Família convida-nos a tomar parte neste processo de evangelização. Não é um capricho de alguns mas exigência do tempo presente que grita por nós e nos pede uma palavra pró-ativa em torno das preocupações e inquietações atuais.
Estamos, verdadeiramente, a viver uma experiência riquíssima. O tempo presente é novo. Está marcado pelas surpresas constantes e contrastantes. Ora surgem as alegrias e esperanças, ora surgem as tristezas e as angústias. E das primeiras queremos mais, das segundas afastámo-nos e a até as negamos. Mas este é o nosso mundo. É a realidade que estamos a viver no tempo que nos é dado viver.
Ainda que esteja desestruturada ou a passar por momentos de escuridão, a família não deixa de ser a referência da vida de cada homem ou mulher.
E tudo isto porque nela estão naturalmente inscritas redes de comunhão e de vida. As famílias tornam-se deste modo células de solidariedade, com deveres mútuos de cooperação, assistência, amparo, ajuda e cuidado. 
Formar os agentes familiares para a solidariedade é uma exigência do Evangelho.

PROGRAMA
16h30 Acolhimento

17h00 Painel com D. António Moiteiro (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga); Dr. Bernardino José Torres da Silva (Departamento Arquidiocesano “Comissão Justiça e Paz” - Arquidiocese de Braga); e Dra Sofia Fernandes, (Vereadora da Família do Município de V.N. Famalicão )
18h30 Fim do painel

19h15 Eucaristia presidida pelo Sr. D. António Moiteiro 
20h30 Jantar (5€ por pessoa)

21h30 Concerto
LOCAL
Centro Pastoral de Santo Adrião

Rua Álvaro Castelões, 57, 4760-209

Paróquia de Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão 
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão

Comentários