Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio 19, 2013

10 dicas da ciência para criar filhos felizes

A missão de criar filhos nunca foi considerada fácil, mas há várias maneiras de orientar pais de primeira viagem. O site LiveScience elencou dez dicas úteis que os pesquisadores dão para educar crianças bem ajustadas.  Confira:
10 – Brinque desde muito cedo Uma criança precisa de pais que possam representar uma companhia divertida nas horas alegres. Por essa razão, os cientistas destacam o papel fundamental das brincadeiras na vida entre pais e filhos desde a tenra infância. Brincadeiras agregam criatividade e saúde psicológica aos pequenos.


Orar requer mais coragem do que piedade

Esperar por Deus não significa que eu não tenha mais nada que fazer na vida espiritual, senão orar. A oração não é um casulo. Não entramos em oração, esperando simplesmente sair dela, na outra ponta do exercício, completamente amadurecidos no espírito, perfeitamente novos, totalmente acabados. Com todas as impurezas removidas. Limpos de toda a ferrugem. Com o coração renovado. A alma brilhante e radiante. A mente clara e cheia de certezas. De forma nenhuma. Há demasiadas coisas nossas em nós, para que todas desapareçam. Nem deve ser assim. Não, a função da oração não é esquecer o ego. É conformar-nos com a versão superior que devemos ser, independentemente da situação em que nos encontramos. A oração é o processo que nos leva a tornarmo-nos mais parecidos com o modelo que Jesus cria para nós. Orar não significa deixarmos de ser nós próprios. Significa, simplesmente, chegarmos a conhecer, claramente, o que é que temos de fazer para nos parecermos mais com a image…

Famílias chamadas a caminhar juntas na construção de um futuro melhor

Na Semana da Vida o Casal coordenador do Departamento da Pastoral Familiar da Igreja Católica em Portugal apresentou a Semana da Vida 2013, iniciativa que decorreu entre os dias 12 e 19 de Maio. Deixamos aqui a sua entrevista à Agência Ecclesia.

Agência ECCLESIA (AE) – Em que é que consiste s Semana da Vida, iniciativa dinamizada pelo Departamento da Pastoral Familiar?

Luís Lopes (LL) – A Semana da Vida nasceu em 1994 por iniciativa do Santo Padre João Paulo II para chamar a atenção sobretudo para as questões ligadas à vida, nomeadamente o aborto e a eutanásia, mas também a situação das famílias e a necessidade de repensarmos a vida.
Este ano a Semana da Vida tem como lema “Dá mais vida à tua vida”, no sentido em que é preciso fazer um esforço para a Pastoral da Família e também realçar a importância das famílias na nossa sociedade que, com esta crise estão a ser tão afetadas.

E portanto queremos redescobrir forças neste amor que nos une, das famílias, para que possamos transmitir uma men…