Avançar para o conteúdo principal

"Epic - O Reino Secreto": um filme para crianças a refletir na família, escola e paróquia

Mary Katherine está empenhada em aprofundar o estudo sobre a lendária existência de um minúsculo povo guerreiro na floresta que rodeia a casa do pai. IIustre professor, este tenta no entanto demovê-la, argumentando a ausência de prova científica de tal presença.
O fascínio de Mary Katherine nem assim esmorece e é precisamente ao passear pela floresta que algo extraordinário acontece: ao tocar numa folha, aparentemente simples, um inesperado poder mágico reduz a rapariga a uma escala minúscula.
Assim começa uma extraordinária aventura que levará a protagonista a comprovar a verdadeira existência dos bravos "homens-folha", cuja missão é proteger o mundo contra o mal. No caso, contra as investidas de Mandrake e a sua determinação em extinguir a vida na floresta.
Fotograma
Uma aventura recheada de peripécias e grandes riscos, em que a amizade, a esperança inabalável e o forte compromisso com a preservação da natureza se provarão as melhores defesas a estancar o ímpeto de Mandrake.

"Epic – o Reino Secreto" é a nova proposta cinematográfica para crianças a povoar as salas de cinema do país. Baseado na obra do escritor, ilustrador e ainda realizador William Joyce, "Leaf Men & the Brave Good Bugs", o filme promete expandir em ampla escala o sucesso já alcançado com o livro.
Fotograma
Dotado de uma assinalável qualidade visual, é a ela que o realizador Chris Wedge e restante equipa técnica emprestam a sua experiência, ganha com "Idade do Gelo" e "Robôs".
De resto, ‘Epic – o Reino Secreto’ segue a linha dos contos/filmes populares infanto-juvenis, com uma estrutura narrativa próxima da tradicional: de forma linear, com os seus heróis, vilões e adjuvantes.
Fotograma
A presença do sobrenatural e da magia; a apresentação de um elemento perturbador da ordem natural, que constitui o obstáculo a ser vencido; uma motivação - no caso o imaginário, o fascínio pelo desconhecido e pela comprovação de uma lenda, para que a protagonista saia da sua área de conforto, primeiro à descoberta, depois numa missão de valor; a presença de valores, a ecologia, a amizade, a cooperação, a defesa do bem comum, a esperança, entre outros, como sustento do objetivo, fim e estratégias para superar as contrariedades, são alguns dos elementos clássicos aqui manifestados.
Fotograma
Ainda que no seu argumento "Epic – o Reino Secreto" não traga nada de realmente novo ao muito que o cinema tem dado ao público mais novo, não deixa de ser uma simpática proposta, com muitas pistas para se pensar e trabalhar, em família ou em comunidade (escolar, paroquial ou outra) valores universais.
Fotograma
 
Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
Com SNPC
30.05.13

Mensagens populares deste blogue

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis...

Em Setembro passa a ser proibida a eutanásia nos canis como medida de controlo dos cães e gatos vadios. Governo pode vir a estender prazo, porque maioria dos canis não sofreu obras. Em 31 concelhos nem sequer existem.

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer.

Eutanásia: Interrupção Voluntária do Amor (IVA)

Nestas últimas semanas, estou em visita pastoral às paróquias mais pequenas do arciprestado de Cabeceiras de Basto. No contexto atual de debate sobre a eutanásia, tenho procurado saudar ainda com mais respeito e carinho os idosos que encontro nos Centros de Convívio, em suas casas ou na Igreja Paroquial na celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.