“Dá mais Vida à tua Vida” - Semana da Vida 2013

Há luzes que brilham no meio das dificuldades do nosso tempo. No Ano da Fé, nos 50 Anos do Concílio Vaticano II e já sob o impulso da dádiva inestimável de Deus à sua Igreja, na pessoa do Papa Francisco, a omissão Episcopal do Laicado e Família propõe-nos a Semana da Vida, endereçada a todos os que procuram verdadeiras razões de esperança.
O lema da Semana - Dá mais vida à tua vida! – acorda em nós a consciência de que a vida é o maior e mais precioso dos dons. Mas também desperta e mobiliza para a premente necessidade de uma nova postura: sendo a vida, hoje, tão depreciada, ameaçada e destruída, urge parar esta cultura de morte, instaurando, em seu lugar, uma sólida cultura da vida.
A Semana da Vida corresponde ao apelo do Papa João Paulo II, de uma celebração anual em defesa da vida, com o objetivo de suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia. ... (EV 85)
A inteligência e o coração dizem-nos que a vida é direito e responsabilidade de todos e de cada um, ninguém vivendo só por si, nem apenas para si. Cabe-nos acolher, defender e promover a vida que foi depositada em nossas mãos, a própria e a dos outros. Como valor primeiro, ela deve ser também critério fundamental, subjacente a todas as instituições humanas, privadas ou públicas. Toda a sociedade que não fundamente as suas leis no respeito total pela vida, desumaniza-se e cava a sua própria ruína. Dar mais vida à nossa vida implica abraçá-la em todas as circunstâncias, sem ceder nem aos egoísmos, nem às modas ou correntes de opinião, nem aos mercados, nem aos parlamentos.

No nosso quadro cultural, reconhecidamente desfavorável, dar mais vida à vida é assumir modos concretos de defesa e promoção da dignidade inviolável de cada pessoa, desde a sua conceção até à sua morte natural.
Bem na nossa atualidade, não podemos ficar insensíveis aos que mais sofrem com a crise que atravessamos. O recente Encontro Mundial das Famílias, sobre A Família: o Trabalho e a Festa, apelou à vigilância atenta sobre a justiça das medidas económicas decretadas, denunciou a ilusão de se pretender responder aos problemas humanos apenas pela via económica e lembrou que a família não pode continuar a ser deformada e destruída sem que se ultraje e destrua a pessoa e a própria sociedade.
A Páscoa do Senhor, na sua Ascensão e na vinda do seu Espírito Santo, abre-nos à dimensão mais profunda do nosso ser. No meio de nós e fazendo-se em tudo igual, menos no pecado, Jesus liberta-nos e abre-nos à dimensão infinita da relação com o amor e a ternura de Deus. Revelando-nos o desígnio admirável da nossa origem, criados por amor e para o amor, convida-nos a seguir o exemplo da sua entrega completa para que tenhamos a vida e a tenhamos em abundância.

Alguns apoios
A Semana da Vida é uma oportunidade e um desafio para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade de vida, sua e dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou algumas sugestões para cada dia e deixa a todos o desfio de as aperfeiçoarem e até de criaremos seus próprios meios, para conseguirem momentos, pessoais e comuns, de interioridade e partilha.
Propomos, designadamente, alguns gestos, leituras e orações, que podem ser consultados no site www.leigos.pt, no link referente à Semana da Vida.

Para todos, boa Semana da Vida! 
http://www.leigos.pt/

Comentários