Café Concerto - perguntas e respostas - conclusões

Apresentamos as perguntas e as respostas que são o resultado da dinâmica realizada no Café Concerto. Fá-lo-emos em três momentos. Aqui está o primeiro grupo de perguntas e de respostas. 


Qual o papel da família na defesa da vida?
O papel da família é fundamental para transmitir aos filhos o respeito por cada vida humana.

“Na mobilização por uma nova cultura da vida que ninguém se sinta excluído: todos têm um papel importante a desempenhar” Qual é a vossa missão concretamente?
Devemos ajudar uns aos outros, será o principal de todo o ser humano.
Qual é o papel de cada um de nós para ter sentido a vida?
O papel de cada um de nós para a vida ter sentido é fazer bem ao próximo, respeitar a natureza não a poluindo, ajudar os filhos a crescer na fé, dar atenção aos filhos e aos idosos.
Se cada um de nós fizer ao irmão o que gostaria ele gostaria que ele lhe fizesse o mundo seria melhor.
Para darmos sentido à vida precisamos primeiro de a valorizar, porque às vezes pedimos tanta coisa mas se não tivermos vida as coisas que pedimos não fazem sentido
 Dar sentido à vida é fazer dela missão de anunciar o Evangelho da vida, fazendo-o chegar mesmo aos que não acreditam
Na vida ninguém se deve sentir excluído, pois todos têm um papel importante a desempenhar no seio das famílias e na sociedade, pois devemos apoiar e respeitar cada vida humana.
Se cada um de nós deixar o mundo um pouco melhor do que encontrou dará mais sentido à vida.
Assim, “o papel da família é determinante e insubstituível na construção da cultura da vida “.
Como sensibilizar as famílias de hoje para o seu verdadeiro papel na educação dos filhos quando no mundo a sensibilização está direcionada para o trabalho e o ter?

Filho, vai perguntar ao teu pai se ama a tua mãe.
As famílias estão mais viradas para o ter do que para o ser.
O que pensam do compromisso entre as famílias/ professores em relação aos filhos?

O compromisso entre as famílias/professores em relação aos filhos é um compromisso de entrega, partilha, de dedicação, de respeito, de sinceridade, de educação, de amor e de afetos.
Quer a família, quer os professores têm como missão a cumprir para com os filhos/alunos. Para que a missão tenha sucesso todos os intervenientes têm um papel a desempenhar. Os efeitos desse sucesso fazem-nos sentir realizados e conscientes de criar uma sociedade melhor.

Comentários