Avançar para o conteúdo principal

Quaresma em família! Um desafio por semana.


"Começa hoje a Quaresma!
Dizem que é um tempo de esforço, pesado, triste e sombrio.
Nada disso. É tempo para nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de cara lavada e alegre. Antes de uma festa, de um encontro importante, cuidamos do visual do vestuário… antecipa-se já a alegria do encontro que vem a seguir…
É o mesmo com a Quaresma. É a preparação para a mais bela de todas as festas: a Páscoa.
Fora com as caras abatidas. Está na hora da limpeza e da elegância. É tempo de deitar fora o lixo que torna pesado e duro o coração." [Rezar na Quaresma, Ano C, Ed Salesianas]
Por isso, propomos o desafio de nos colocarmos ao espelho. Não a um espelho qualquer. Mas ao espelho da Palavra. Quando me olho ao espelho vejo-me a mim mesmo. Identifico-me. Arranjo-me. Preparo-me. Cuido-me. Quando me coloco face ao espelho da Palavra revejo-me à luz da Palavra, ou melhor, sou visto, iluminado, identificado, preparado, cuidado pela Palavra. Vejo o que preciso fazer para me pôr mais bonito… preparo-me para a grande festa, o grande banquete pascal. Dia a dia, domingo a domingo, coloco-me diante do espelho da Palavra e preparo-me… tomo atitudes… comprometo-me a deixar-me plasmar pela Palavra que me diz qual a maneira de estar mais belo para entrar no banquete nupcial do cordeiro.
Em ano dedicado ao tema “A Igreja alimenta-se da Palavra”, fazer este exercício de se colocar ao espelho da Palavra é ajudar-me a descobrir na Palavra de Deus o alimento que a Igreja precisa para viver segundo a missão que a caracteriza. Será pelo alimento e vivência da Palavra, ao ritmo da liturgia de cada domingo, que este encontro deverá acontecer, através de uma predisposição e de uma atitude muito concreta de escuta e interiorização da Palavra de Deus.

Um desafio para cada família: escrever em todos os espelhos de casa uma frase bíblica por semana. Uma frase simples e concreta. O ideal será que cada família escolha do evangelho de cada domingo quaresmal essa frase. Junto desta frase pode estar também escrito uma atitude a tomar naquela semana. Por exemplo: estar atento aos pais, rezar em família a oração da noite, jejum de palavras, obedecer, escutar, alegrar… Cada família, a partir da frase do Evangelho, descobrirá o que precisa fazer e mudar.

Mensagens populares deste blogue

Conselhos do Papa Francisco para ir à Missa com crianças

Choros ou gritos das crianças podem atrapalhar, mas a comunidade deve incentivar a participação de toda família.
“Chata!” Respondi à minha avó quando me perguntou sobre o que eu havia achado da Missa. Na época, eu tinha uns seis anos. E olha que cresci em uma família católica, frequentando Missas e catequeses! Recordo que ir à Missa, muitas vezes, representava uma soneca durante a  homilia, pipocas doces e coloridas ou sorvete no fim. Confesso que minha participação não era exemplar, porém, creio que essa liberdade na participação foi ajudando a semear a fé em meu coração e em minha mente.

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

A mulher é quem dá harmonia ao mundo, não está aqui para lavar louça

O Pontífice indicou que é necessário evitar se referir à mulher falando somente sobre a função que realiza na sociedade ou em uma instituição, sem levar em consideração que a mulher, na humanidade, realiza uma missão que vai além e que nenhum homem pode oferecer: “O homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. Em sua reflexão sobre a Criação, a partir da leitura do Livro do Gênesis, o Papa Francisco se referiu ao papel da mulher na humanidade.