Mensagem de D. Jorge Ortiga à VII Jornada da Família

Estimadas Famílias de Famalicão,
Bem-hajam!

Quando reconhecemos a importância e necessidade duma iniciativa, gostamos de participar ou marcar a nossa presença. Como infelizmente não posso participar fisicamente, uno-me a quantos beneficiam destas VII Jornadas da Família e peço licença para deixar um pensamento.
D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz
Há determinadas palavras que se usam conforme os momentos. Ultimamente temos procurado sublinhar o valor da Esperança. Como crentes, somos portadores duma mensagem que, alimentando-nos dela, nos ajuda a encarar o futuro com serenidade. Acreditar nesta mensagem, como perene Boa Nova, é a certeza duma esperança que ultrapassa todas as dificuldades, pois alicerça-se na fé que vence o que parece impossível.
Procuramos muitas âncoras neste mundo agitado! A fé, como centralidade de Deus na vida, é a garantia de que nunca poderemos ter medo de nada, porque Deus está connosco. Possuídos por esta esperança, podemos saber que outras esperanças não são adquiridas ou sonhos vazios. Em muitos aspetos da vida familiar tudo parece desmoronar-se. As esperanças esvanecem-se e a desilusão começa a entrar em nossas casas.
Voltemos ao essencial e procuremos dar as mãos numa caridade ativa, vivida com outros casais que, em equipas familiares, rezam juntos e debruçam-se sobre os problemas pessoais e de outras famílias. É esta experiência de comunidade, experimentada num sentido de pertença à Igreja, que permitirá conciliar a fé com a caridade e fazer com que estas dimensões da vida nos levem a esperar em Deus, para saborear as esperanças da Família como horizontes a conseguir com empenho e entusiasmo.
Não nos deixemos desanimar! Deixemo-nos antes conduzir pelas referências perenes da Palavra de Deus. O amanhã voltará a sorrir e juntos, em Igreja e no mundo, experimentaremos a felicidade de sermos famílias na fidelidade aos seus compromissos e responsáveis pelo bem-estar de todas as outras famílias.

Bons frutos para estas Jornadas!
Fico convosco, unindo-me a cada um e, particularmente, às famílias com dificuldades.

O vosso Arcebispo,
+ Jorge Ortiga, A. P.

Comentários