Avançar para o conteúdo principal

15 de Maio Dia Internacional da Família

No dia 15 de Maio, celebrou-se o Dia Internacional da Família, proclamado em Assembleia Geral das Nações Unidas pela resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, destacando a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. O Dia Internacional da Família promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro. Este dia serve também para reflectir sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afectam as famílias, sem esquecer o problema do decréscimo demográfico que está a afectar as sociedades ocidentais.
Assim, a equipa da Pastoral Familiar de Calendário não podia deixar passar esta data tão importante. Foi nesse sentido que decidimos partilhar convosco a oração do rosário, essa oração tão importante, e continuando a cultivar a devoção e o amor a Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe.

  O Papa João Paulo II na sua Exortação Apostólica sobre a família, com o titulo “Familiaris Consortio”, apresenta uma esplêndida definição da família, que resume todas as experiências humanas, toda a grandeza da instituição e toda a força da “célula primária e vital da sociedade”. Ele afirma: “A família é o Santuário doméstico da Igreja. Em tal sentido, a família cristã é chamada a santificar-se e a santificar a comunidade cristã e o mundo” (n. 55). Nesta mesma linha o Papa João Paulo II continua: “O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.
Neste sentido, quando uma família reza transforma o mundo. Quando uma família reza, quando uma família se reúne para se dirigir a Deus em oração, é certo que o mundo se transforma, que algo vai mudar nos corações dos membros da família multiplicando-se na vida e nas relações da família humana.
Estamos convictos que recuperar o sentido espiritual da vida e da família é hoje uma prioridade imperativa. Renovemos, pois, os nossos compromissos na edificação da família cristã!
Alfredo e Marta

Mensagens populares deste blogue

Papa Francisco recebe em audiência 35 mulheres separadas e divorciadas

Na segunda-feira, 26 de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano, um grupo de 35 mulheres separadas e divorciadas da Arquidiocese espanhola de Toledo.

Oração de Consoada 2017

Maria de Nazaré, Contigo cantamos as maravilhas de Deus. A tua espera, hoje nos enche de alegria! Com ela aprendemos o prazer de esperar... e por meio dela vivemos agora habitados pelo infinito...
José, filho de David, A tua espera, hoje surpreende-nos... Estamos maravilhados, porque Deus Entra no nossa vida e na nossa história Para nos oferecer a esperança da vida eterna.
Jesus, Deus connosco, O desejo de ti, faz-nos hoje experimentar a tua presença viva, simples e dócil. Sentado à nossa mesa, convives connosco nesta noite E nos interpelas com a tua ternura.
Sagrada família de Nazaré, Neste Natal, faz-nos sair ao encontro Dos rostos concretos daqueles que mais precisam. Não nos deixes acomodar diante desta mesa rica, Mas interpela-nos diante da pobreza e da injustiça.
Deus, Pai nosso, Abençoa-nos e abençoa estes alimentos Que em família reunida tomamos. Mas não nos deixes cair na tentação da indiferença. Dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão.
Amen!

Um cristão não pode dizer “sou contra homossexuais”

Convém recordar que Jesus Cristo está depois do Antigo Testamento e que, na sua passagem pela terra, deu sempre lugar de destaque às prostitutas, sobretudo a Maria Madalena. E, já agora, não será Mateus 19:12 uma aceitação da naturalidade da homossexualidade? “Alguns eunucos são assim porque nasceram assim”.